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Automotor

- Publicada em 07 de Abril de 2016 às 18:15

Ajustes finos na nova geração do Audi A4


AUDI/DIVULGAÇÃO/JC
No estilo, as mudanças foram sutis, apenas para reforçar a imponência e elegância do modelo. Com 4,73 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, o sedã exibe linhas fluidas e concisas, que resultam em discreta esportividade.
No estilo, as mudanças foram sutis, apenas para reforçar a imponência e elegância do modelo. Com 4,73 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, o sedã exibe linhas fluidas e concisas, que resultam em discreta esportividade.
Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido - em até 120 quilos, dependendo da versão e motorização. A carroceria é uma das mais leves da categoria, graças a uma complexa combinação de materiais e às tecnologias de construção.
O A4 vem equipado com um motor 2.0 TFSI ultra, que entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Em desempenho, tais números se traduzem em uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e em velocidade máxima de 240 km/h.
Entre os destaques técnicos desse propulsor estão o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o gerenciamento térmico com válvula rotativa, o sistema de levantamento de válvulas, a válvula de alívio elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. A eficiência energética do 2.0 TFSI da Audi advém de um método de combustão inovador, que permite, em um modo de condução moderado, experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno.
Devido ao encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi aumentada de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase de compressão, o propulsor tem que comprimir tanta gasolina como um 1.4 TFSI. Já na fase de expansão, quando aproveita plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão.
O trem de força e o chassi do Audi A4 sofreram uma total revisão. A transmissão S tronic de sete marchas, com dupla embreagem, foi reprojetada: para maior economia de combustível, agora oferece a função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.
A dirigibilidade do sedã é compromissada. Favorece a esportividade, mas, ao mesmo tempo, mira no conforto. A suspensão e a direção filtram imperfeições do solo sem deixar de transmitir ao motorista informações relevantes sobre a condução, como o aumento das forças laterais e de tração.
O condutor ainda pode escolher uma entre as cinco regulagens para o comportamento do automóvel, através do Drive Select - Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual.
O automatismo se faz presente no novo A4 em recursos como o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente para congestionamentos. Opcional, a segunda tecnologia consegue assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está "engarrafado". Para tanto, utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego de veículos ao redor.
No lançamento do A4, a Audi disponibiliza a série limitada "Launch Edition". Ao preço de R$ 172.990,00, ela vem com atributos como o Virtual Cockpit, faróis full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga-leve aro 17 polegadas, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, navegador, conexão Bluetooth, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, limpador de faróis e bancos de couro.
Em maio, chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900,00, e a Ambiente, que custa R$ 182.990,00. A top de linha Ambition (com motor 2.0 de 252 cv e tração integral) e a perua A4 Avant serão vendidas apenas no segundo semestre.
 
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