Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 21 de Março de 2016 às 21:46

Recém-criado, Rede Sustentabilidade já enfrenta rixas internas no Estado

Regularizado há apenas quatro meses, o partido Rede Sustentabilidade, lançado como a nova forma de fazer política, já enfrenta disputas internas. Militantes que participaram do processo de formação da sigla reclamam que a direção toma rumos que distanciam o partido dos valores iniciais da organização.
Regularizado há apenas quatro meses, o partido Rede Sustentabilidade, lançado como a nova forma de fazer política, já enfrenta disputas internas. Militantes que participaram do processo de formação da sigla reclamam que a direção toma rumos que distanciam o partido dos valores iniciais da organização.
Filiados afirmam que o deputado federal João Derly, que saiu do PCdoB para ingressar na Rede em setembro, estaria mandando na sigla no Rio Grande do Sul e que suas posturas prejudicariam a "democracia interna". O parlamentar não retornou aos contatos da reportagem.
A principal polêmica gira em torno da convenção estadual do partido, realizada em novembro de 2015. Segundo militantes, na ocasião, foram eleitos delegados para o encontro nacional e para a nova diretoria no Rio Grande do Sul.
Entretanto, os escolhidos foram anunciados apenas durante o congresso, sem a existência de um documento com os nomeados.
Segundo Marco Mikonga, afastado da Rede na última semana e uma das lideranças do movimento de oposição no partido, a maior parte dos nomes anunciados tinha ligação com o gabinete de João Derly.
"A ideia de horizontalidade dentro do partido não está sendo exercitada. Isso afastou muita gente e ainda vai afastar mais ainda", afirmou. Montserrat Martins, fundador da Rede e porta-voz do partido no Rio Grande do Sul, justificou que a divulgação ocorreu na própria convenção e foi aprovada por todos.
O documento oficial com os nomeados não teria sido publicado ainda por questões burocráticas. Ele explica que nenhum dos porta-vozes eleitos tem ligação com o deputado. "Estão reclamando, pois queriam cargo", respondeu às críticas de Mikonga.
Os opositores questionam ainda a democracia interna do partido. Juliane Lopes, militante de Novo Hamburgo, afirma estar proibida de participar das reuniões e de expor suas opiniões sobre a Rede. Ela teria sido afastada após uma discordância sobre a postura nacional da sigla, exposta por Marina Silva, que defendeu o governo Dilma Rousseff (PT).
Para Juliane, se a Rede estadual condena atitudes do governo José Ivo Sartori (PMDB), também deveria ter a mesma opinião em relação a Dilma. Quando expôs sua opinião, ela teria sido excluída das redes sociais. "Pessoas no Brasil inteiro estão reclamando disso. O que Marina Silva fez com os sustentabilistas foi rasgar o estatuto."
Marina, maior liderança do partido nacionalmente, é acusada de se calar sobre as denúncias. "Marina Silva traiu a Rede Sustentabilidade. A ideia de novas lideranças, lideranças autorais, isso tudo foi uma grande mentira, foi uma grande jogada de marketing", criticou Juliane.
Sobre os relatos de afastamento, Montserrat afirma que pessoas que expõem opiniões negativas sobre o partido externamente passam por um processo de comissão de ética.
"Internamente, jamais houve qualquer restrição à liberdade. A Rede não tem hierarquia interna, e suas decisões são coletivas. Se está insatisfeito, a pessoa também tem liberdade para sair do partido", defendeu Montserrat.
Mikonga e outros colegas da oposição no partido planejavam realizar uma "desfiliação coletiva" da Rede, que seria entregue em mãos para Marina Silva em sua vinda ao Rio Grande do Sul. Entretando, a passagem da política, marcada para quinta e sexta-feira da semana passada, foi cancelada em função das movimentações em Brasília.
Pelos cálculos do militante, cerca de 20 lideranças regionais irão se afastar da sigla em conjunto com aproximadamente 100 filiados. Sobre Marina, Mikonga afirma que "tem dado o discurso que todos querem ouvir".
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO