Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 13 de Março de 2016 às 12:58

Manifestações pelo impeachment de Dilma começam pelo País

Rio de Janeiro Manifestacao em Copacabana contra a corrupcao e pela saida da presidenta Dilma Rousseff

Rio de Janeiro Manifestacao em Copacabana contra a corrupcao e pela saida da presidenta Dilma Rousseff


Tania Rego/Agencia Brasil/JC
Os protestos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff começaram por Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. Em São Paulo e Porto Alegre, os atos ocorrem durante a tarde.  
Os protestos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff começaram por Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. Em São Paulo e Porto Alegre, os atos ocorrem durante a tarde.  
O ato no Rio de Janeiro se concentra na avenida Copacabana. Segundo a GloboNews, a Polícia Militar não vai divulgar o número de público. Os movimentos que organizam os protestos - Movimento Brasil Libre e Vem para a Rua - apontam entre 750 mil e 1 milhão de participantes.
A Polícia Militar projetou, em Brasília, cerca de 20 mil pessoas se concentraram por toda a Esplanada dos Ministérios, desde o começo da manhã, e teriam ultrapassado cem mil participantes no fim do ato, que ocorreu logo após às 12h. Em março de 2015, 45 mil teriam protestado. Em Recife, a manifestação se concentra na praia de Boa Viagem, onde as pessoas portam bonecos gigantes do juiz federal Sério Moro e usam adesivos com Já Basta e Fora Dilma. 
Em Salvador, a caminhada programada pelos organizadores do evento, entre o Farol da Barra e o Cristo, na orla da capital baiana, começou ao som da "Marcha do Japonês" - Ai, meu Deus / Me dei mal / Bateu na minha porta o japonês da Polícia Federal - gritavam os manifestantes, acompanhados por um minitrio. Na capital baiana, o ato leva a assinatura do Grupo Liberalismo Salvador, da Ordem dos Médicos do Brasil, Revoltados online, Vem pra Rua e outros. Em Belém, os atos contra o governo já chegaram ao bairro do Umarizal. 
De acordo com Breno Saradelo, coordenador regional do Movimento Brasil Livre, a manifestação é um apelo “contra a corrupção institucionalizada, independentemente do governo e do partido”. 
Na capital federal, as pessoas começaram a se concentrar perto do Museu da República ainda às 9h. Entre o público, há várias famílias. A maioria das pessoas se veste de camiseta verde e amarela. Um boneco vestido de presidiário, chamado pelo movimento de Pixuleco, está amarrado no chão. Alguns manifestantes estão se alinhando, em frente ao Congresso Nacional, como em um moldura para escrever a frase "Fora, Dilma".
Em vários momentos, os manifestantes faziam uma ola em defesa da "limpeza", que defende a saída de políticos corruptos. Nominalmente, eles citam o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e de Dilma.
Estão programadas manifestações a favor do impeachment de Dilma em 415 cidades neste domingo, segundo o movimento Vem pra Rua. Em algumas cidades, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos mantiveram a realização de manifestações pró-governo e pró-Lula, tais como Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A CUT convocou suas seccionais para uma manifestação a favor da democracia para a próxima sexta-feira, dia 18. No DF, o PT convocou nova manifestação para o dia 31 de março.

No Exterior

Em Londres, cerca de 50 pessoas protestam em frente à embaixada do Brasil no centro da capital britânica em apoio ao impeachment. Com gritos de "Lula na cadeia" e "Fora Dilma", o grupo segurava cartazes contra o governo, o PT e a favor do juiz Sérgio Moro.
Mariza Palma Gomes, contadora de São Paulo e que mora há 15 anos em Londres, liderava os gritos contra a presidente Dilma segurando uma bandeira do PT. "O Brasil está cansado de tanta corrupção. Claro que apoio o impeachment, mas não sei o que virá depois", disse.
Com agências Estadão Conteúdo e Brasil
Crédito: Tania Rego/Agencia Brasil/JC
  • Rio: Manifestação em Copacabana contra a corrupção e Dilma
  • Crédito: Tania Rego/Agencia Brasil/JC
  • Manifestação em Copacabana contra a corrupção e pela saída de Dilma
  • Crédito: Tania Rego/Agencia Brasil/JC
  • Rio: Manifestação em Copacabana contra a corrupção e Dilma
  • Crédito: Tania Rego/Agencia Brasil/JC
  • Recife: Manifestação na praia da Boa Viagem
  • Crédito: Sumaia Villela/Agência Brasil/JC
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO