Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Câmara de Porto Alegre

- Publicada em 02 de Março de 2016 às 23:43

Regra para construir pode mudar em 20 bairros

 PG3.    NOVO HOTEL NO BAIRRO MOINHOS DE VENTO NA ESQUINA DA 24 DE OUTUBRO COM RUA MARYLAND. NOVA SAFRA DE EDIFÍCIOS MUDA O PLANO DIRETOR DO BAIRRO.

PG3. NOVO HOTEL NO BAIRRO MOINHOS DE VENTO NA ESQUINA DA 24 DE OUTUBRO COM RUA MARYLAND. NOVA SAFRA DE EDIFÍCIOS MUDA O PLANO DIRETOR DO BAIRRO.


JOÃO MATTOS/JC
Pelo menos 20 bairros de Porto Alegre poderão ter alterações nas regras para construção civil, com o estímulo a prédios maiores, se os vereadores derrubarem o veto parcial do prefeito José Fortunati (PDT) a um projeto de lei apresentado pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), que propõe mudanças no Plano Diretor.
Pelo menos 20 bairros de Porto Alegre poderão ter alterações nas regras para construção civil, com o estímulo a prédios maiores, se os vereadores derrubarem o veto parcial do prefeito José Fortunati (PDT) a um projeto de lei apresentado pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), que propõe mudanças no Plano Diretor.
Fortunati aprovou a alteração ao longo da Terceira Perimetral. Pelo texto, terrenos em ruas internas que estão a até 120 metros da avenida receberão estímulos para ter edificações maiores. Nessas vias contíguas à artéria que liga o Norte ao Sul da Capital, os novos empreendimentos poderão ser mais altos ou largos, podendo chegar ao índice máximo de aproveitamento do terreno, com a compra de índices construtivos.
O prefeito vetou a outra parte do texto, que prevê esse mesmo incentivo à construção civil nas ruas contíguas a todas as avenidas que receberão, no futuro, os corredores de ônibus BRT. Isso inclui o entorno (120 metros para cada lado) de vias como Osvaldo Aranha, Protásio Alves, João Pessoa, Bento Gonçalves, Borges de Medeiros, Padre Cacique, Sertório e Baltazar de Oliveira Garcia.
A medida traria uma alteração ao que é permitido construir no miolo de bairros como Bom Fim, Rio Branco, Petrópolis, Cidade Baixa, Santana, Partenon, Praia de Belas, Menino Deus e Cristal.
O veto parcial do Executivo foi comunicado à Câmara Municipal na segunda-feira. Agora, os vereadores terão 30 dias para apreciar a matéria e decidir se mantêm ou derrubam o veto.
O projeto foi aprovado em dezembro do ano passado, com 21 votos a favor, 5 contrários e 10 abstenções. A base governista é maioria no Legislativo, mas o veto de Fortunati contraria a opinião expressa na votação pela maioria dos aliados apenas Lourdes Sprenger (PMDB) foi contra. Os outros quatro críticos à alteração no Plano Diretor são vereadores da oposição: Fernanda Melchionna (P-Sol), Prof. Alex Fraga (P-Sol), Sofia Cavedon (PT) e Marcelo Sgarbossa (PT).
O líder do governo na Câmara, Kevin Krieger (PP), votou a favor do projeto original, assim como a base aliada. Apesar disso, Krieger acredita que é possível fazer com que a maioria reveja a posição e mantenha o veto de Fortunati.
O Executivo entende que seria necessário estudar o impacto desse estímulo à construção civil no entorno dos BRTs, realizar audiência pública para discutir a mudança com a população e submeter a medida ao Conselho do Plano Diretor.
"Acho muito difícil derrubar o veto, a prefeitura deu as explicações técnicas para justificar a medida", observou Krieger, mas admitiu que quando o texto chega ao plenário, "não se pode garantir o que vai acontecer".
Pujol, por exemplo, que é vice-líder do governo e autor da proposta, vai trabalhar para derrubar a parte do veto à destinação dos recursos da venda de índices construtivos para habitação popular (90%) e hospitais da Capital (10%).
"Vamos conversar com Pujol e os demais vereadores", minimizou Krieger, que hoje terá uma reunião, às 10h30min, com o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB). O encontro já estava acertado para debater vetos do Executivo, mas o tema do Plano Diretor deve entrar na discussão.

O que está em discussão

  • A Câmara Municipal aprovou mudanças no Plano Diretor no final do ano passado. O texto estimula construções maiores no entorno de grandes avenidas.
  • O projeto prevê que os terrenos localizados em ruas internas que estão a até 120 metros dessas grandes avenidas receberão estímulos para ter edificações maiores, podendo chegar ao índice de aproveitamento máximo na cidade.
  • A diferença de área entre o que é permitido construir hoje e o total que poderá ser edificado a partir da nova lei tem que ser comprada da prefeitura através de índices construtivos (Solo Criado).
  • O prefeito José Fortunati (PDT) sancionou a alteração para toda a Terceira Perimetral. Mas vetou a extensão do estímulo à construção civil para o entorno das avenidas que receberão os corredores de ônibus BRT.
  • Os vereadores terão 30 dias para analisar a matéria. Se o veto for derrubado, haverá alteração para construir em, pelo menos, 20 bairros de Porto Alegre.

Áreas que podem ter regras para construir alteradas

BRT Osvaldo Aranha-Protásio Alves
Bairros: Bom Fim, Rio Branco, Santa Cecília, Petrópolis, Alto Petrópolis
BRT João Pessoa-Azenha-Bento Gonçalves
Bairros: Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Santana, Azenha, Partenon e Agronomia
BRT Borges de Medeiros-Padre Cacique-Tronco
Bairros: Praia de Belas, Menino Deus, Cristal
BRT Baltazar de Oliveira Garcia-Sertório
Bairros: Sarandi, Jardim Lindóia, Vila Floresta, Jardim São Pedro, Navegantes