Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 10 de Março de 2016 às 16:52

O Rio Grande Agroecológico

O Rio Grande Agroecológico - Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), lacuna agora preenchida, objetiva a produção de alimentos saudáveis em nosso Estado.
O Rio Grande Agroecológico - Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), lacuna agora preenchida, objetiva a produção de alimentos saudáveis em nosso Estado.
Seguindo as diretrizes da Lei nº 14.486/14, que instituiu a Política de Agroecologia e de Produção Orgânica, vem esperançosamente ao encontro das necessidades dos consumidores que, de maneira geral, estão cada vez mais informados e exigentes quanto aos padrões de qualidade dos alimentos que consomem: os biosaudáveis. Visando uma produção orgânica em larga escala, é preciso quebrar e vencer paradigmas, pois, na agricultura orgânica, não é permitido o uso de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
Estabelecido este Plano, o Rio Grande do Sul, com suas excelente terras, caracterizando diferentes tipos de solo e clima, possui um enorme potencial para o crescimento da produção orgânica, ou seja, vai contribuir para mudar os índices que colocam o Brasil em primeiro lugar, desde 2008, no ranking mundial de utilização agrícola e consequente absorção de agrotóxicos nos alimentos. Estima-se que 70% dos alimentos in natura consumidos no País estão contaminados por agrotóxicos. Segundo a Anvisa, o pimentão é a hortaliça mais contaminada por venenos (que não passam disso!), seguido do morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi e beterraba.
Dos alimentos contaminados, esclarece a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas. Relevante anotar que mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil, hoje, foram banidos da União Europeia e dos Estados Unidos. Diante da gravidade do problema, o Ministério Público Federal solicitou à Agência Reguladora, recomendando que o glifosato, ingrediente principal do Roundup (herbicida), seja banido urgentemente do mercado.
Daí a necessidade de se estimular e aumentar a produção orgânica, que será, como se diz no meio rural, "a salvação da lavoura!". Os técnicos agrícolas são profissionais extremamente capacitados para empreender essa digna e saudável tarefa.
Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas/RS
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO