Quando é grande a quantidade de pessoas que não consegue lembrar de nenhum nome de empresa ou marca de produto em determinado setor, pode ser um sinal ruim para o conjunto de empresas que atuam nesse setor. Mas, por outro lado, também revela que existe uma boa oportunidade para alguém que queira ocupar um espaço maior nessa área despovoada da memória e da preferência do público potencialmente consumidor.
Auditoria Empresarial continua sendo o setor onde mais gente não consegue citar qualquer nome. De cada 10 entrevistados na pesquisa da Qualidata, 7 não foram capazes de recordar ao menos uma marca. Esse número sobe para quase 8 em cada 10 que afirmam não ter uma empresa que seja a preferida nesse setor. Esse resultado ganha importância ao lembrarmos que 85% dos entrevistados são gestores de negócios e 58% são proprietários de empresas, dos mais diversos segmentos econômicos e de todos os portes. Seria essa realidade decorrente da maneira um tanto conservadora que muitos empresários gaúchos adotam no comando de suas organizações? Seria falta de confiança nos profissionais que atuam nesse setor? Ou seria simples desconhecimento sobre quem possa prestar esse tipo de serviço?
Aí está uma boa lição de casa a ser feita por todos que tenham interesse em setores como Auditoria Empresarial, Plano Odontológico, Revenda de Carros Importados, Móveis Empresariais, Entidade Rural, Registro de Marcas e Patentes, Plataforma de Gestão Integrada, Sindicato Patronal, Revista de Economia e Negócios e outros 10 setores onde o nível de desconhecimento de marcas está acima de 30%. A tabela abaixo mostra os 10 setores onde mais pessoas não conhecem marcas.