As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Sustentabilidade: muito al�m de uma vis�o



Joal Teitelbaum Joal Teitelbaum
Presidente do Escrit�rio de Engenharia Joal Teitelbaum, [email protected]
Jim Collins, em 1997, escreveu sobre empresas "feitas para durar". Ele pesquisou centenas de empresas que, criadas por líderes visionários, possuíam uma série de fatores em comum que as tornavam diferentes das demais: elas "simplesmente duravam com excelência".
Uma organização quer seja pública, privada ou do terceiro setor, necessita ser criada a partir de uma visão. Entretanto, por mais brilhante que seja, alguns aspectos são fundamentais para que ela sobreviva com sustentabilidade ao longo de décadas, quem sabe séculos. Primeiramente, deve possuir metas grandes e audaciosas, aliadas a métricas simples e objetivas. E não devem ser muitas, cinco ou seis bastam; caso contrário, a empresa perderá o segundo quesito básico: o foco. Este, por sua vez, deve estar sempre presente quando a empresa planejar e implementar suas estratégias, pois a implementação é fator fundamental!
Para que as estratégias sejam implementadas de forma eficaz e efetiva, precisamos de líderes e equipes não apenas comprometidas, mas sim engajadas. E isso se faz através do exemplo dado pelo principal executivo e pela alta direção. Assim, vem mais uma característica dessas empresas, isto é, as equipes, quando engajadas, são coesas e não apenas vistam a camiseta da empresa: que a tenham costurada em seu corpo, que sejam verdadeiros paladinos da marca.
Processos estruturados são também necessários. Mas estes devem ser constantemente aperfeiçoados ao longo do tempo. Caso contrário, a organização será ultrapassada pelos concorrentes. Aí se chega a um princípio fundamental: a inovação. Seja em produtos, processos ou no modelo de negócios. A empresa precisa constantemente oferecer uma proposta de valor que ainda não tenha sido imaginada pelos seus competidores. Quando eles chegarem a tal estágio, sua organização já estará alguns degraus acima. E assim vamos nos diferenciando e atingindo mercados novos.
Sustentabilidade ambiental e responsabilidade social são também de vital importância. Apesar de os anseios do ser humano serem infinitos, nosso universo é finito. Devemos trabalhar em consonância com o meio ambiente e compartilhando resultados com a sociedade. Assim, não apenas a empresa irá crescer, mas vinculada e integrada com seu entorno. A imagem da marca, dessa forma, fica mais forte.
Por fim, mas fundamental, está a ética e integridade nas ações. E estes conceitos não podem ser apenas para estarem presentes em quadros bonitos da Missão Empresarial que ficam no hall de entrada das empresas. Eles precisam ser praticados no dia a dia por todos. O exemplo precisa vir de cima, com códigos de conduta que sejam efetivamente seguidos pelos colaboradores, diretoria e acionistas.
Ser perene é um desafio enorme. Os conceitos brevemente abordados aqui precisam estar integrados e serem trabalhados de forma convergente e estrategicamente. E nunca nos esquecermos daqueleser fundamental: o CLIENTE. É ele que vai tornar a empresa sustentável ao longo do tempo.

Publicado em 28/03/2016.