As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Marcas de Quem Decide, 18 anos de inovação constante



Luiz Borges Luiz Borges
Diretor comercial do Jornal do Comércio, luiz.borges@ jornaldocomercio.com.br
Desde o início da pesquisa Marcas de Quem Decide, em 1999, até 2016 passaram-se 18 anos e durante esse período novas redes sociais reescreveram as regras para os profissionais de marketing. Tornou-se um desafio cuidar de uma marca em tempos de Facebook, Youtube, Twitter e diversas outras plataformas digitais. Exatamente por todas as transformações ocorridas no mundo do branding, a pesquisa do JC, em parceria com a Qualidata, só cresceu de importância, sem nunca deixar de inovar para acompanhar os movimentos das marcas gaúchas.
Neste momento de transição, mais do que nunca é importante para todos os envolvidos com o marketing das empresas conhecer os resultados consistentes das 527 entrevistas, que ocorreram em mais de 40 municípios do Estado, da única pesquisa que aponta as marcas que lideram não só a lembrança como também a preferência de empresários, executivos e gestores. Ela complementa a pesquisa tradicional com os princípios da neurociência, que permite entender melhor as respostas dos consumidores a um estímulo em todos os níveis-consciente e não-consciente, ou seja, a diferença entre memória e desejo.
Este ano, as mudanças nos setores pesquisados foram relevantes. Os novos são: Alimentos em Conserva, Carne Embalada, Cooperativa, Entidade Jurídica, Entidade Rural, Inovação, Plataforma de Gestão Integrada, Rede Óptica, Sindicato e Sindicato Patronal. Além disso, houve mudança de nomenclatura em Canal de Televisão, Entidade Empresarial, Loja de Móveis e Eletrodomésticos, Móveis Empresariais e Móveis Residenciais.
Novidades também entre as categorias especiais: Apoio ao Empreendedor está alinhada com a estratégia da empresa de incentivar o empreendedorismo. Em 2015, o JC lançou o GeraçãoE, um canal de conteúdo multiplataforma, com um caderno impresso uma vez por semana, circulando sempre às quintas-feiras.
Outra novidade nas categorias especiais é Responsabilidade Social, que amplia o conceito da categoria anterior Preservação do Meio Ambiente. A Grande Marca Gaúcha continua com o Grupo Gerdau na liderança.
Numa conversa com cinco dos principais publicitários do Rio Grande do Sul, Daniel Skowronsky, Arthur Bender, Roberto Philomena, Zeca Honorato e Gil Kurtz debatem o processo de transformação das agências de publicidade em laboratórios de soluções inovadoras. Em um ponto todos concordam: as marcas continuam tendo que encantar os clientes com produção de conteúdo de qualidade, design e inovação que seja relevante, tanto no ambiente off-line como no online.
Durante o café da manhã, dia 8 de março, antes de começar a divulgação dos cinco primeiros colocados de cada uma das três categorias especiais e dos 80 setores abordados pela pesquisa Marcas de Quem Decide, a plateia foi surpreendida com o espetáculo Korvatunturi no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael, que resgata a essência dos valores da vida. O encantamento foi geral e o recado foi dado ao som do violino de Débora Borges, da Orquestra Sinfônica de Gramado.
Nesta edição o leitor terá à disposição excelentes entrevistas sobre gestão e inovação com o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil, autor do livro "Felicidade dá lucro!", e Clemente Nóbrega, que criou um conjunto de práticas que viabilizam a construção de inovação em organizações, chamado Innovatrix. Outra entrevista é com o novo presidente executivo do Grupo Dimed, Julio Ricardo Mottin Neto, que chegou ao posto máximo depois de duas décadas como vice da empresa.
Também artigos escritos por empresários, executivos, gestores de marcas, publicitários e autoridades sobre tendências mercadológicas. As posições obtidas pelas marcas preferidas e lembradas na pesquisa serão mostradas em gráficos produzidos pela Qualidata, acompanhados de análises sobre cada um dos setores avaliados.
Agradeço às equipes do JC e da Qualidata por este trabalho que envolve muita dedicação e sintonia. Aos pesquisadores, entrevistados, aos diretores de empresas, executivos, publicitários, jornalistas e professores que colaboraram com o seu conhecimento para dezenas de artigos sobre branding e aos anunciantes que há 18 anos acreditam no projeto Marcas de Quem Decide.
O conteúdo desta edição está disponível em todas as plataformas para facilitar o acesso o ano todo, assim como as edições passadas.
Boa leitura e até 2017!

Publicado em 28/03/2016.