As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Saia da zona de conforto e passe para a zona m�gica



Leonardo Siqueira Borges Leonardo Siqueira Borges
Diretor da Elleb� Gest�o Empresarial, [email protected]
Época de instabilidade tira o sono de muita gente, freia as pessoas, faz com que elas desistam dos seus sonhos e fiquem esperando o momento certo para mudanças de atitude. Mas quem é empreendedor sabe que o friozinho na barriga sempre vai existir, essa é uma das características de empreender, quer seja no trabalho ou em seu negócio próprio.
E você está esperando o que para romper sua zona de conforto? Sair da zona de conforto significa mudanças de comportamento, ter novas atitudes para fazer coisas diferentes e alcançar resultados diferentes. A barreira entre a zona de conforto, expansão e mágica são barreiras mentais, psicológicas, que cada um impõe a si mesmo. Esses comportamentos impedem as pessoas de encarar novos desafios. Mas para isso é importante diferenciar zona de conforto, zona de expansão e zona mágica.
Zona de Conforto - Tudo o que provoca medo, insegurança, dor, sofrimento ou mal-estar dispara no organismo uma defesa que faz ficar imóvel, faz com que as pessoas permaneçam na sua zona de conforto, sem sair da rotina. Zona de conforto é desperdício de talento, impacto negativo na imagem, imaturidade, insegurança, dói ouvir isso, mas é a pura verdade.
Zona de Expansão - A zona de expansão é a zona de aprendizado, toda vez que você aprende uma coisa nova, faz algo diferente de sua rotina, está expandindo seus conhecimentos e isso é a zona de expansão, que tira a pessoa da zona de conforto para outro nível de conhecimento. Aproveite sempre os treinamentos que fizer, leia muito, plante sementes novas em lugares diferentes da sua rotina.
Zona Mágica - A zona mágica é quando a pessoa sai da zona de conforto, passa pela zona de expansão e rompe as suas barreiras mentais, atingindo níveis nunca alcançados, estoura todas as bolhas que impedem de fazer a diferença em seu trabalho ou na sua vida pessoal. Quando chega nesse nível, passará a colher frutos futuros dessa nova fase em que estará, e não terá vontade de voltar à zona de conforto.
Para ultrapassar cada uma dessas barreiras, precisamos muita disciplina e foco, caso contrário somos atraídos a retornar à rotina. Procure pensar fora da caixa, em fazer coisas diferentes do dia a dia, pensar e planejar é fundamental para ter novos horizontes, faça com excelência desde a primeira vez, coloque o tubarão no tanque, pois água parada nunca fez um bom marinheiro.
Qual preço a pagar em ficar na zona de conforto? O que lhe desafia a sair dela? Quais os resultados que podemos ter quando se alcança a zona mágica? O que você vai fazer para sair da zona de conforto a partir da leitura desse texto?
Fica o desafio para você ir em busca de sua felicidade, ache o seu talento, faça alguma coisa que nunca fez antes, tenha a iniciativa para propor novas ideias, conheça novos lugares, ponha uma meta para alcançar até o final deste ano e corra atrás dela, dessa maneira chegará a lugares nunca antes imaginados.

Publicado em 28/03/2016.