Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estados Unidos

- Publicada em 13 de Março de 2016 às 16:42

Rubio e Cruz prometem reverter acordos de Obama com Cuba

 INT1 - Marco Rubio, Donald Trump, Ted Cruz, candidatos Republicanos à presidência dos EUA  Florida Senator Marco Rubio (L) and Texas Senator Ted Cruz (R) watch Donald Trump (C) speak during the CNN Republican Presidential Debate March 10, 2016 in Miami, Florida. / AFP PHOTO / RHONA WISE

INT1 - Marco Rubio, Donald Trump, Ted Cruz, candidatos Republicanos à presidência dos EUA Florida Senator Marco Rubio (L) and Texas Senator Ted Cruz (R) watch Donald Trump (C) speak during the CNN Republican Presidential Debate March 10, 2016 in Miami, Florida. / AFP PHOTO / RHONA WISE


RHONA WISE/AFP/JC
A relação entre Estados Unidos e Cuba caminha para um clímax, mas dois "filhos da ilha" prometem, se eleitos, esfriar os ímpetos. Em uma semana, Barack Obama fará a primeira visita de um presidente norte-americano ao país em 88 anos. Esse será o ponto alto da reaproximação, iniciada em 2014, com o regime de Raúl Castro.
A relação entre Estados Unidos e Cuba caminha para um clímax, mas dois "filhos da ilha" prometem, se eleitos, esfriar os ímpetos. Em uma semana, Barack Obama fará a primeira visita de um presidente norte-americano ao país em 88 anos. Esse será o ponto alto da reaproximação, iniciada em 2014, com o regime de Raúl Castro.
Os presidenciáveis republicanos Marco Rubio e Ted Cruz, ambos filhos de cubanos, pretendem reverter os esforços do presidente, os quais a maioria da população norte-americana aprova. "A única coisa que mudou com a abertura é que agora o governo cubano tem mais fontes de dinheiro para reforçar seu aparato repressivo e se manter no poder permanentemente", criticou Rubio, senador pelo estado da Flórida, em debate nesta semana, em Miami.
Senador pelo Texas, Cruz não apenas defende a anulação da reaproximação com Cuba, que, para ele, legitima violações de direitos humanos, mas promete ainda reverter as tentativas de Obama para flexibilizar a lei imigratória do país. "Vamos construir um muro, triplicar a patrulha na fronteira e cortar o financiamento das cidades que desafiarem as leis federais de imigração", destacou.
O empresário Donald Trump, que promete deportar os quase 12 milhões de imigrantes sem documentos e chamou mexicanos de "criminosos" e "estupradores", posicionou-se "em algum lugar no meio" do caminho na discussão. "Não concordo muito com o presidente Obama", disse. "Eu negociaria um acordo melhor, porque, como está, Cuba se beneficia."
Líder na disputa pela candidatura republicana no país e na Flórida, que realizará prévias amanhã, o empresário empolga cubanos no Estado. "Trump diz o que precisa ser dito. Ele entende as pessoas cansadas do papo furado dos políticos", afirma o estudante Ryan Fernandez, de 17 anos, neto de cubanos.
"Ele não usa filtros para agradar as multidões", concordou seu amigo Jeffrey Cabanzon, de 17 anos, que nasceu em Cuba e se mudou com um ano para Miami. "E, além do mais, imigrantes ilegais têm mais benefícios que os veteranos que serviram nosso país."

Rubio leva a melhor em convenção do Partido Republicano em Columbia

O pré-candidato republicano na corrida à presidência dos Estados Unidos e senador pelo estado da Flórida Marco Rubio venceu o caucus (assembleias populares) no distrito de Columbia, onde está a capital dos Estados Unidos, Washington, com 37,3% dos votos, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich (35,5%), pelo bilionário Donald Trump (13,8%) e por Ted Cruz (12,4%). Esta foi sua terceira vitória na corrida pela nomeação de seu partido, uma vez que Rubio saiu vencedor também em Minnesota e em Porto Rico.
Em Columbia, estavam em jogo 19 delegados, que devem designar o candidato presidencial na Convenção Nacional do Partido Republicano em julho, dos quais dez foram ganhos por Rubio e os nove restantes, por Kasich. Apenas ambos irão recolher os delegados, já que Trump e Cruz não conseguiram o limite de 15% necessário para concorrer à nomeação.
O concurso foi apelidado oficialmente como uma convenção pelo Partido Republicano, mas mais se assemelha a uma primária. Os republicanos registrados votaram secretamente em um único hotel no Centro, no sábado. Os democratas irão votar nas primárias na cidade em junho.