Barbearia, aplicativo e restaurante movimentam novos empreendimentos no "mercado da bola"

Negócios apostam na temática do futebol


Barbearia, aplicativo e restaurante movimentam novos empreendimentos no "mercado da bola"

Foi criado, em Porto Alegre, o aplicativo Q Bar Q Passa. Na plataforma, os usuários podem pesquisar quais estabelecimentos da cidade exibem seus esportes favoritos. "Queremos que as pessoas explorem seu lado torcedor", diz Arthur Duarte, 21 anos, um dos sócios e estudante de Administração com ênfase em Marketing, na ESPM.
Foi criado, em Porto Alegre, o aplicativo Q Bar Q Passa. Na plataforma, os usuários podem pesquisar quais estabelecimentos da cidade exibem seus esportes favoritos. "Queremos que as pessoas explorem seu lado torcedor", diz Arthur Duarte, 21 anos, um dos sócios e estudante de Administração com ênfase em Marketing, na ESPM.
Estão com ele no negócio Pedro Wagner, 21, que estuda Sistemas de Informação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Gustavo Pilla, 21, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac, Luis Henrique Ferreira Junior, 20, colega de Duarte na ESPM, e Bruno Bins Ely, 21, que mora nos Estados Unidos. Cada um, ressaltam, complementa a habilidade do outro no grupo.
A ideia da solução surgiu em fevereiro de 2015, quando Junior passava uma temporada na Bahia. Colorado fanático, queria assistir ao jogo da Libertadores. Enquanto acompanhava a partida do hotel, se perguntou: "e se eu quisesse ir a um bar aqui, como descobriria em qual está passando?".
A partir daí, o modelo de negócio foi pensado e um escritório no bairro Petrópolis foi montado. Hoje, a opção está disponível para o sistema iOS, e a equipe trabalha na versão para Android. O investimento inicial para a empreitada foi de R$ 10 mil - uma vez que foram os sócios que criaram o app do início ao fim. Os restaurantes e bares que querem virar parceiros do aplicativo devem pagar uma mensalidade - sendo que seis meses são grátis para os cem primeiros. Lançado em fevereiro, já lista 12 locais. Entre eles, Malt Store, Haus Burger Bar, Chalé da Praça XV, Santo Antônio, Devassa Bar e The Soccer Point.
"Percebemos a necessidade de publicidade dos proprietários. Nossa proposta é ajudar", reforça Duarte. Além de indicar os estabelecimentos que transmitem os jogos, a plataforma disponibiliza dados do wi-fi, telefone, formas de pagamento, horários de funcionamento e endereço.
Para o futuro, Junior afirma que o negócio poderá se desdobrar em outros modelos.Há até um nome pensado para a versão internacional. "Todo mundo já estagiou. Somos muito precoces", brinca Junior, sobre o fato de o grupo estar empreendendo enquanto muitos de seus colegas buscam oportunidades no mercado.

Barba, cerveja e futebol

Em março, o jornalista Felipe Bueno, 34 anos, o administrador Jaime Santos, 35, e o engenheiro civil Giordano Zani, 35, lançaram a Barbearia Navalha - espaço de beleza que se propõe a atrair os adeptos das cervejas artesanais e, principalmente, do futebol.
Localizado na rua Santo Antônio, 801, no bairro Bom Fim, o empreendimento é todo decorado nas cores da dupla Grenal (azul e vermelho) e tem camisas de clubes e outros acessórios pendurados na parede. Foi a forma que o trio, que se conhece desde os tempos de escola, encontrou para empreender.
"Se as barbearias voltaram com tudo, a gente quis oferecer mais", afirma Bueno. "A ideia é que o cara corte o cabelo e faça a barba vendo o jogo do seu time, com a possibilidade, depois que o serviço terminar, de assistir o resto da partida no bar", completa ele, sobre o ambiente ao lado do salão, que recebe até 50 pessoas. Para isso, cinco televisores foram espalhados pelo local - sempre ligados nos canais de esportes.
Um dos atrativos da nova barbearia é a recepção. "Sempre que alguém chegar, a primeira cerveja (água ou café, para aqueles que não bebem) é por conta da casa", anuncia Zani. O horário é outro diferencial.
O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 10h à meia-noite, justamente para que os clientes possam assistir aos jogos realizados a partir das 22h. "Montamos um lugar que gostaríamos de frequentar", completa Santos.
Não foi divulgado o investimento inicial, mas o retorno do capital deve levar até um ano. O projeto prevê ainda uma grife de roupas e a própria linha de produtos de beleza.

O site que aluga goleiros

Se existe uma posição indispensável no futebol é a de goleiro. O problema é que, toda semana, o drama se repete em peladas Brasil afora: faltam jogadores para a posição. Visando à solução do dilema, o paranaense Samuel Toaldo fundou a Goleiro de Aluguel, uma plataforma que conecta jogadores de "linha" aos que estão dispostos a fazer um "bico" de arqueiro.
Em pouco mais de um ano em operação, o site tem 2 mil goleiros cadastrados em todo o Brasil - quase 200 no Rio Grande do Sul - e socorre mais de 300 jogos por mês.
Tudo começou em tom de brincadeira, segundo Toaldo. Goleiro desde criancinha, ele não dava conta dos convites que recebia para jogar. A requisição era tanta que passou a avisar que iria cobrar pelo "aluguel" de si mesmo.
Toaldo criou até uma página no Facebook para o projeto, em janeiro do ano passado. Ocorre que as convocações foram ainda maiores. Vendo que o negócio tinha potencial, ele se juntou ao amigo Eugen Braun e transformou a brincadeira em um site comercial, lançado em junho de 2015.
Para cada partida, os goleiros cobram R$ 30,00 - R$ 18,00 ficam com os usuários, enquanto os outros R$ 12,00 vão para a empresa. Parte desse faturamento, segundo o empreendedor, é repassado a instituições beneficentes.
"A maior lição que eu tiro desse projeto é a simplicidade em se resolver problemas sociais", afirma Toaldo. "Hoje, nós jogamos bola, ganhamos um dinheiro extra, fazemos novos amigos e ainda ajudamos outras pessoas."
Recentemente, a empresa recebeu um aporte de R$ 20 mil para o desenvolvimento de um aplicativo - que será lançado neste mês. "Com o app, a gente espera chegar a mil jogos mensais até o fim do ano", declara o fundador.
A Goleiro de Aluguel também ganha com as vendas de sua loja virtual, que comercializa produtos, como luvas e uniformes, e com o patrocínio que os estampam. A expectativa com os serviços é faturar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão em 2016 - um golaço que goleiro nenhum tem receio de levar.
♥ O amor que veio da ideia ♥
Toaldo recebeu uma enxurrada de elogios após o lançamento da Goleiro de Aluguel. Um dos e-mails foi de uma psicóloga - respondido prontamente para agradecer. Acontece que as correspondências continuaram. Papo vai, papo vem, acabaram namorando. Hoje, o casal se prepara para casar e espera a vinda do primeiro filho. É o empreendedorismo literalmente gerando vidas.

Comida em formato de bola mobiliza "Rua do Futebol"

Criar um ambiente diferente dos fast foods tradicionais oferecendo comida em formato de bola. Esse é o conceito da Foodball Cantina Express, inaugurada na última quarta-feira (23) na rua Fernando Machado, 1.172, no Centro Histórico de Porto Alegre. O bar é conduzido pelos sócios Fernando Quines, Bruno Garcia e André Gutierres.
As almôndegas são o carro-chefe do negócio. O cardápio inclui quatro balls principais e levam nomes conhecidos do futebol: Sandro Sotilli (costela com queijo colonial); George Best (frango, bacon e corn flakes); Maradona (espinafre, aipim e provolone); e Celso Roth (tapioca, mussarela e parmesão). As porções podem ser pedidas em separado, na caixinha com 8 unidades, ou em combos acompanhados de massa, molhos e outras especiarias. Os preços variam entre R$ 12 e R$ 15.
Há também cervejas artesanais da marca Barco e outros quitutes como o Barra Brava, porção de minibatatas picantes, e o Pancho Suaréz, releitura (recheada com bolinhas) do clássico sanduíche uruguaio. “Esse é para o cliente tascar logo uma mordida”, brinca Quines, em referência ao atacante da seleção uruguaia que mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini, da Itália, durante uma partida da Copa do Mundo no Brasil.
A confiança para o empreendimento veio com a experiência adquirida na loja ao lado, a Los Trapos, primeira football culture da Capital onde Quines e Garcia são sócios. Lançada em maio de 2014, o estabelecimento se consolidou com a venda de roupas, livros e artigos de decoração com a temática do futebol. “A vizinhança gostou porque valorizou ainda mais o bairro, tanto que continuamos investindo na rua”, diz Quines. Para a abertura da cantina, foram injetados R$ 70 mil na reforma do local e mais R$ 20 mil para a compra de insumos.
“A gente brinca que aqui é a rua do futebol e de fato queremos que ela ganhe essa classificação”, explica Gutierres. É que além do Foodball e da Los Trapos, aquele trecho da Fernando Machado abriga a antiga barbearia Caçapava, visitada com frequência pelo volante colorado de mesmo nome, e o Brechó do Futebol, pub que também vende camisas futebolísticas retrôs. “Estamos correndo atrás dessa ideia. O legal seria ter uma marca grande apoiando o projeto e vindo pra cá, tipo uma Centauro ou uma Paquetá”, afirma Quines. “Imagina que bacana dar esse novo conceito à cidade? O Centro ganharia ainda mais apelo turístico”, complementa Gutierres.
A Foodball Cantina Express funciona de segunda a sábado, das 11h às 15h, e nas terças, quartas e quintas das 18h à meia-noite. A abertura à noite nos demais dias da semana está prevista para ainda este mês.