Fialho recebeu distin��o no Marcas de Quem Decide Fialho recebeu distin��o no Marcas de Quem Decide Foto: FRANCO RODRIGUES/ESPECIAL/JC

Sebrae � a marca que mais apoia o empreendedor, aponta a Qualidata

O Jornal do Com�rcio realizou, no dia 8 de mar�o, a 18� edi��o do pr�mio Marcas de Quem Decide. A marca mais lembrada (43,1%) e a preferida (43,3%) do p�blico na categoria estreante em 2016, Apoio ao Empreendedor, foi o Servi�o Brasileiro de apoio �s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Aproveitamos o evento para conversar com Derly Fialho, diretor-superintendente da entidade no Estado, sobre o reconhecimento e o panorama do empreendedorismo no Brasil e no Rio Grande do Sul:
GeraçãoE - O que representa para o Sebrae ser a marca mais lembrada e preferida por apoiar o empreendedor nesta edição do Marcas de Quem Decide?
Derly Fialho - Significa o reconhecimento da sociedade gaúcha ao Sebrae, que é uma instituição dos brasileiros, uma instituição privada, mantida pelas empresas, que, ao longo da sua existência, tem trabalhado e ajudado muitos empreendedores e aqueles que têm o sonho de empreender. É o caminho pelo qual temos a maior convicção. Através do empreendedorismo e da capacidade das pessoas de usar recursos materiais, humanos, financeiros e conhecimento, produtos e serviços melhoram o bem-estar da população. São as pessoas com atividades empreendedoras que mudam o mundo, andam em direção ao conhecimento. Inteligência sem utilização não tem valor significativo para a sociedade. Só tem valor quando os empreendedores se apropriam dos recursos e usam isso para produzir bens e serviços. O Sebrae se sente muito honrado e gratificado pelo reconhecimento e preferência.
GE - Vocês conquistaram esta colocação com uma diferença bastante grande quanto aos demais colocados. Como você acha que está o referencial do empreendedorismo para os brasileiros?
Fialho - Nós somos uma nação de empreendedores, o Rio Grande do Sul é um estado de empreendedores. Porém nós estamos lutando, no Sebrae e em outras instituições, trabalhando muito no Brasil inteiro, para melhorar o ambiente para se empreender. Melhorar o ambiente legal, o sistema tributário, o sistema de crédito, melhorar a oferta de crédito, o sistema de relações de trabalho. Tudo isso é preciso para que esse ambiente seja mais desenvolvido, mais propício ao empreendedorismo. O ambiente é fundamental para que qualquer organização se desenvolva. Esse reconhecimento, do tamanho que tivemos, nos coloca em uma situação de maior responsabilidade. Isso significa que um número expressivo da população acredita que o Sebrae é a fonte para cuidar da sua iniciativa empreendedora.
GE - Baseado nisso, o que você diria para o empresariado?
Fialho - Que o Sebrae é de todos nós. Que usem o Sebrae! E dizer a todos que têm uma empresa e que têm o sonho de construir uma empresa que não desistam. Das características mais importantes na vida do empreendedor, está a perseverança e a constância de propósito. Para todos os indivíduos, os donos de empresa, os não donos, a vida é um constante processo de aprendizagem e evolução. As dificuldades sempre aparecem, fazem parte das nossas vidas, mas não podem ser o obstáculo final do empreendedor. Constância de propósito, firmeza e coragem fazem com que as empresas avancem.
GE - O Brasil ainda tem muita resistência ao erro, o vê com maus olhos. Como a cultura do erro pode ajudar o empreendedor brasileiro?
Fialho - A evolução é feita de erros que nos fazem corrigir a rota. Errar faz parte do jogo, mas o empreendedor nunca deve pensar que o erro enterra uma ideia ou um sonho. De jeito nenhum. É preciso aprender com ele e continuar realizando.
GE - Dá para dizer que o Rio Grande do Sul está numa ascendente de empreendedorismo?
Fialho - Dá sim. Recentemente, reproduzimos a pesquisa do Global Entrepeneurship Monitor (GEM) que mostra isso. A região Sul é uma das regiões onde cresce o empreendedorismo no Brasil.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais