Leonardo Pujol

Novo espaço será lançado em abril; cabeleireiro projeta dois novos nichos de mercado a partir de 2017

Alison Salles inaugura quinta loja em meio a planos de expansão

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Novo espaço será lançado em abril; cabeleireiro projeta dois novos nichos de mercado a partir de 2017

O cabeleireiro Alison Salles, 38 anos, prepara uma novidade de peso. É a inauguração do seu quinto salão de beleza, que ficará instalado num espaço de 200m² na expansão do shopping Iguatemi, na zona Norte de Porto Alegre, que inaugura dia 14 de abril.
O cabeleireiro Alison Salles, 38 anos, prepara uma novidade de peso. É a inauguração do seu quinto salão de beleza, que ficará instalado num espaço de 200m² na expansão do shopping Iguatemi, na zona Norte de Porto Alegre, que inaugura dia 14 de abril.
Para Salles, o novo empreendimento consolida ainda mais sua trajetória – que começou há exatos 20 anos. Em 1996, então com 18 anos, o gaúcho de Passo Fundo se mudou para Curitiba (PR). “Era uma cidade com qualidade de vida espetacular”, elogia ele. Foi lá que ingressou no mercado da beleza. Primeiro, realizando um curso de cabeleireiro no Senac. Depois, como funcionário de um salão.
A virada para o empreendedorismo ocorreu em 2000. Salles estava em Porto Alegre para fazer cursos de especialização. A oportunidade surgiu de um tio, que por problemas particulares precisou se desfazer do salão de beleza (o Sala Vip) que mantinha no bairro Tristeza. Salles só deu o próprio nome ao negócio a partir de 2002, quando abriu uma unidade na avenida Wesceslau Escobar.
Desde então, a empresa só cresceu. Em 2008, abriu uma filial na rua dos Andradas, no Centro da Capital. Em 2014, foi a vez de lançar outra loja no bairro Higienópolis, na Zona Norte. Isso sem contar as cinco temporadas que manteve o salão no Litoral, em Xangri-Lá. “Só encerrei a operação porque percebi que os veranistas já não ficavam na praia durante a semana”, diz.
 Pauta com Alisson Salles, do salão Alisson Salles.
Em dezembro de 2013, antes mesmo de abrir a terceira loja, Salles passou a negociar sua estreia no mercado de shoppings centers. Nove meses depois, fechou acordo com o Iguatemi. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o salão ficará na parte expandida – que inaugura justamente na data em que o Iguatemi comemora 33 anos. 
No ano passado, enquanto definia os projetos para a nova operação, uma (outra) oportunidade caiu no colo do empresário. Dessa vez foi no BarraShoppingSul. Sem titubear diante da oferta, abriu a loja onde ficava o Sevilha Salón, na entrada ao lado do Hipermercado BIG. O investimento total, entre a luva (direito de explorar a área) e a reforma do espaço de 70 m² inaugurado em agosto, foi de aproximadamente R$ 400 mil.
A loja, diz Salles, já é autossuficiente e recebe em média cerca de mil clientes por mês – mulheres e homens que dispendem R$ 100 e R$ 65, respectivamente, para cortar o cabelo. O serviço de manicure custa R$ 23 e o de pedicure, R$ 27. No total, oito mil pessoas utilizam os serviços de Salles todos os meses (somadas as operações).
Para fortalecer a marca em meio a um setor extremamente pulverizado, o empresário aposta na capacitação de seus 160 profissionais. “Os clientes até podem vir pela marca, mas a maioria vem pela relação que tem com o profissional”, diz Salles, que também é representante artístico da L’óreal Professionnel.
Outros projetos já estão em estudo. Para 2017, a ideia é explorar dois novos nichos: o das barbas e o de serviço de beleza popular. "Nesses anos que estamos na Andradas, percebemos que existem públicos que necessitam de um serviço de qualidade, porém mais rápido e em conta", sintetiza Simone Salles, esposa de Alison e administradora da empresa. A loja do Centro já uma espécie de laboratório para essa nova rede, que, se emplacar no mercado, pode até mesmo virar uma franquia. 
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