Michel Costa é o CEO e fundador da ITS Tecnologia Michel Costa é o CEO e fundador da ITS Tecnologia Foto: ITS TECNOLOGIADIVULGAÇÃO/JC

Empresa gaúcha implanta sistema de pagamento com cartão bancário nos ônibus de Jundiaí

Funcionalidades de mobilidade urbana também serão implantadas na Região Metropolitana de Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (7), ônibus da cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, passam a oferecer a opção de pagamento com cartão de débito e crédito no transporte coletivo. É a primeira vez que uma cidade do Brasil adota um sistema do tipo.
E isso é possível por causa de uma empresa gaúcha, a ITS Tecnologia, que trabalha na implantação de soluções de mobilidade urbana. A empresa opera nos sistemas de diversas prefeituras do país. A funcionalidade foi lançada na última quinta-feira (03), no 63º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que ocorreu no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
O que a empresa faz, na prática, é distribuir maquininhas de autoatendimento em diversos pontos da cidade para facilitar o acesso às recargas - como em bancas de jornal, restaurantes, lojas de ‘armarinho’ e ampliação de pontos de venda. A principal funcionalidade é o Recarga Agora, plataforma que permite a consulta de saldo e recarga de créditos eletrônicos no cartão passagens via web ou smartphone. (Para os portoalegrenses: imagina não ter que ir lá na Rua Uruguai toda vez que o TRI esgota?) Em São Paulo, a recarga pode ser feita inclusive pelo aplicativo de transporte público Moovit.
“Há pouquíssimos pontos de venda numa cidade como Porto Alegre. Desenvolvemos um sistema que conecta as operadoras de transporte do país e redes de sistema que fazem distribuição de crédito”, explica Michel Costa, 38, CEO e fundador da empresa.
Segundo Michel, a ITS já fechou acordo com o Teu!, bilhete da Região Metropolitana de Porto Alegre, para operar com o Recarga Agora, os pontos de venda e os terminais de autoatendimento.
Na capital gaúcha, Michel afirma que “há interesse” de implementação das funcionalidades, mas como a cidade passa por época de finalização de licitações e contratos com as empresas de ônibus, ele acredita que o assunto passa a se desenvolver só a partir dos próximos meses. “Já fizemos reuniões com o Cappellari (Vanderlei, diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC), da mesma forma a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros), sempre enxergou isso com bons olhos”, opina.
A ITS é a primeira empresa do Brasil a criar a funcionalidade para todos os meios de captura. “A rede de recarga serve para que a pessoa chegue dentro do ônibus com o cartão de transporte carregado sempre”, detalha.
Crédito e débito
No projeto de Jundiaí, as máquinas de cartões bancários operarão inicialmente dentro de dez ônibus que atendem linhas do terminal Vila Rami. A mudança deve-se ao fato, em particular, de a prefeitura ter experimentado abolir a presença de cobradores em alguns coletivos. O objetivo, após a fase inicial, é expandir para os 270 ônibus da cidade.
O produto desenvolvido no município paulista é resultado de uma parceria da ITS Tecnologia com a Getnet, Prodata Mobility Brasil, Skytef e Verifone.
A Prodata atua na bilhetagem eletrônica também de Porto Alegre.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais