Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Abril de 2016 às 21:58

IBM aposta na oferta de soluções cognitivas

Violento assumiu em 2015 diretoria regional da multinacional

Violento assumiu em 2015 diretoria regional da multinacional


ANTONIO PAZ/JC
Patricia Knebel
Posicionada cada vez mais como um player de soluções cognitivas entregues em uma plataforma na nuvem, a IBM já está com essa nova oferta pronta para atender as empresas gaúchas.
Posicionada cada vez mais como um player de soluções cognitivas entregues em uma plataforma na nuvem, a IBM já está com essa nova oferta pronta para atender as empresas gaúchas.
E isso envolve, especialmente, o Watson, sistema de computação cognitiva que compreende a linguagem natural (falada e escrita) e gera hipóteses baseadas em evidências. O sistema é capaz de processar grandes quantidades de dados e, quanto mais interage e recebe informações, mais aprende e é capaz de gerar hipóteses. Com isso, pode ajudar as empresas a adotarem estratégias de negócios mais assertivas.
A ideia é replicar essa oferta de soluções cognitivas, que é global, adequando-a aos segmentos industriais mais fortes do Rio Grande do Sul, explica o diretor regional da IBM, Marcelo Violento. Uma empresa gaúcha, cujo nome ainda não pode ser revelado, já adotou essa tecnologia.
A fase atual é de investigação dos processos da companhia para a identificação de como o Watson poderá ser mais útil. Mas a ideia é avançar rapidamente para outros potenciais clientes. "Temos essa solução disponível, estamos testando em um cliente e prospectando outros que podem se beneficiar dessa inteligência cognitiva", acrescenta.
Violento assumiu, em maio de 2015, o cargo de diretor regional no Rio Grande do Sul, com a missão de expandir os negócios da IBM no Estado e ajudar as empresas e governo da região a inovar por meio de tecnologias como Cloud, Análise de Dados, Mobilidade, Segurança e Social.
Porto Alegre foi uma das primeiras cidades do Brasil a ter uma filial da IBM. Violento comenta que a companhia possui uma operação muito sólida no Rio Grande do Sul, com cobertura ampla de todas as soluções. "Trabalhamos em estrutura matricial, então a mesma oferta que temos nos Estados Unidos temos em Porto Alegre, mas sempre buscando uma adaptação local", comenta. A empresa participa de vários projetos locais, como na parceria com a Prefeitura para a criação do portal do POAdigital, que reúne startups e oferece uma série de interações para fomentar o empreendedorismo na capital. "Hoje, existem outras iniciativas como essa no Brasil, todas feitas com o mesmo código que foi gerado aqui em Porto Alegre", comenta. Todas as startups do POAdigital usam ferramentas da IBM de hardware, software ou na nuvem.
O executivo comenta que o Rio Grande do Sul um dos estados com maior nível de maturidade na adoção de tecnologia no Brasil, inclusive em termos de visão de terceirização. "Vemos isso, especialmente, nas empresas com um posicionamento mais abrangente no País e nas com operações globais", observa. Segundo ele, não faz mais sentido as empresas terem tanta infraestrutura dentro de casa se podem se beneficiar de uma cloud híbrida.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO