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Economia

- Publicada em 27 de Março de 2016 às 19:58

Aumento do uso no diesel dá perspectiva ao biodiesel

 MATÉRIA SOBRE OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NO BRASIL. ÁLCOOL, ETANOL, GASOLINA, DIESEL, PETRÓLEO, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. POSTO DE GASOLINA.

MATÉRIA SOBRE OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NO BRASIL. ÁLCOOL, ETANOL, GASOLINA, DIESEL, PETRÓLEO, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. POSTO DE GASOLINA.


GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elogiou a Lei nº 3.834/2015, que estabelece um cronograma para o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A Abiove projetou, ainda, que a nova legislação levará a uma maior procura interna por óleo de soja. "Foi uma lei bastante produtiva no sentido de dar uma nova perspectiva para a produção de biodiesel, culminando com o B10 e depois o B15, cada um com validação dos respectivos testes de motores", disse o gerente de Economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral. "Representa com certeza um aumento da demanda por óleo de soja e uma perspectiva mais favorável para o esmagamento no Brasil."
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elogiou a Lei nº 3.834/2015, que estabelece um cronograma para o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A Abiove projetou, ainda, que a nova legislação levará a uma maior procura interna por óleo de soja. "Foi uma lei bastante produtiva no sentido de dar uma nova perspectiva para a produção de biodiesel, culminando com o B10 e depois o B15, cada um com validação dos respectivos testes de motores", disse o gerente de Economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral. "Representa com certeza um aumento da demanda por óleo de soja e uma perspectiva mais favorável para o esmagamento no Brasil."
Pela nova legislação, a mistura obrigatória de biodiesel no diesel passa de 7% para 8% até 2017. No ano seguinte, o percentual sobe para 9% e, em 2019, chegará a até 10% (o B10). A mistura poderá chegar a até 15% (B15), desde que haja testes em motores e aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o óleo de soja representa a maior parte da matéria-prima do biodiesel no Brasil, em torno de 77%.
Amaral ressaltou que a nova lei não muda a perspectiva da Abiove para a produção de óleo de soja no Brasil neste ano, de 8,05 milhões de toneladas. "Ainda estamos trabalhando com cenário de uso de biodiesel em caráter voluntário de 8% a 10%", explicou. E acrescentou: "Em até 12 meses após a publicação da lei, a partir de março 2017, e com testes concluídos e em conformidade, passamos à adição obrigatória de 8% de biodiesel ao diesel". "Aí, sim, deve haver um aumento da demanda por óleo de soja."
O gerente salientou que o Brasil tem hoje capacidade instalada suficiente para atender a esse interesse maior. O País dispõe de 59,4 milhões de toneladas de capacidade instalada, com produção efetiva em 2016 prevista em 40,7 milhões de toneladas. Além disso, há mais 6 milhões de toneladas instaladas, porém sem uso, segundo a Abiove. Ele estima que cada ponto percentual de aumento da mistura possa aumentar de 2,2 milhões a 2,5 milhões de toneladas por ano o volume processado a partir de 2017, o que significa que não há necessidade de investimento imediato em novas fábricas.
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