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Economia

- Publicada em 10 de Março de 2016 às 22:11

Movimentação cresce no porto do Rio Grande

 Porto Novo em Rio Grande credito GugaVW--Suprg

Porto Novo em Rio Grande credito GugaVW--Suprg


GUGA VW/ SUPRG/DIVULGAÇÃO/JC
O setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu a análise dos dados do primeiro bimestre do ano de 2016. O complexo portuário gaúcho teve aumento de movimentação em relação ao mesmo período de 2015. Além disso, os números são os melhores da última década, principalmente no segmento de carga geral.
O setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu a análise dos dados do primeiro bimestre do ano de 2016. O complexo portuário gaúcho teve aumento de movimentação em relação ao mesmo período de 2015. Além disso, os números são os melhores da última década, principalmente no segmento de carga geral.
No 1º bimestre deste ano, o porto do Rio Grande movimentou 4.378.621 toneladas, uma elevação de 13,5% em relação aos dois primeiros meses de 2015. O setor que se destacou foi o de carga geral, com incremento de 52,2%, chegando ao total de 1.611.650 de toneladas, impulsionado pela enorme movimentação de celulose e toras de madeira. "As toras de madeira, que no ano passado iniciaram a operação no Porto Novo (cais público) em grande escala, agora mostram sua repercussão", enfatiza o diretor-superintendente do porto do Rio Grande, Janir Branco. As toras de madeira ultrapassaram as 77 mil toneladas, e a celulose, mais de 150 mil toneladas, movimentadas no Porto Novo.
O granel sólido também teve crescimento de 21,4%, atingindo o total de 714.283 toneladas. A movimentação de contêineres aumentou 13,3%, passando de 95.693, em 2015, para 108.475 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2016. O complexo soja (farelo, grão e óleo), em apenas dois meses, já totalizou mais de 700 mil toneladas, enquanto o trigo ultrapassou a marca de 260 mil toneladas. Os veículos, entre embarques e desembarques, alcançaram 301 unidades, entre marcas como: Captiva, Tracker, Ônix e tratores.
As exportações seguiram sendo a movimentação fundamental da estrutura portuária. A China foi o principal destino dos produtos que saíram de Rio Grande. Foram mais de 500 mil toneladas encaminhadas ao país asiático. Nas importações, a Argentina foi a nação que mais enviou produtos, somando mais de 135 mil toneladas. No total, 64 países enviaram mercadorias via marítima ao Rio Grande do Sul passando pelo porto do Rio Grande.
Nessa quinta-feira, o superintendente Janir Branco esteve reunido, em Santos, com o ministro dos Portos, Helder Barbalho. Além de tratar sobre os projetos em andamento, o dirigente apresentou os bons números do porto gaúcho ao ministro. A Secretaria de Portos, da presidência da República, tem duas importantes iniciativas em andamento no Estado: a obra de modernização do Porto Novo e a dragagem da manutenção do canal de acesso ao porto. As ações implicam quase R$ 400 milhões em investimento. A modernização dos 1,125 mil metros do Porto Novo deve ter um berço de atracação liberado ainda no primeiro semestre de 2016.
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