Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 08 de Março de 2016 às 11:13

Marcas de Quem Decide amplia categorias e se firma na valorização das empresas

 Prêmio Marcas de Quem Decide 2016.    Na foto:

Prêmio Marcas de Quem Decide 2016. Na foto:


MARCO QUINTANA/JC
A 18ª edição do Marcas de Quem Decide mostrou renovação e mais diversificação ao alcançar a maioridade. A pesquisa anual promovida pelo Jornal do Comércio e Qualidata ganhou este ano novas categorias especiais, reforçando sua linha de frente, que já tinha a Grande Marca Gaúcha. As novas são Apoio ao Empreendedor e Responsabilidade Social, o que também reforça o engajamento em temas de sustentabilidade e abertura de espaços a novos negócios.
A 18ª edição do Marcas de Quem Decide mostrou renovação e mais diversificação ao alcançar a maioridade. A pesquisa anual promovida pelo Jornal do Comércio e Qualidata ganhou este ano novas categorias especiais, reforçando sua linha de frente, que já tinha a Grande Marca Gaúcha. As novas são Apoio ao Empreendedor e Responsabilidade Social, o que também reforça o engajamento em temas de sustentabilidade e abertura de espaços a novos negócios.
O diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, destacou o assunto. “Temos a iniciativa do GeraçãoE, novo canal de conteúdo editorial, para motivar o empreendedorismo. É a grande saída para o Brasil, principalmente em meio ao desemprego que cresce”, ressaltou Mércio, na abertura do evento de entrega dos diplomas aos vencedores que ocorreu na manhã desta terça-feira (8), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
As novidades este ano avançam em outras 8 categorias, totalizando 83 segmentos pesquisados. Entraram no rol da pesquisa marcas que se destacam em inovação, rede óptica, entidade rural e sindicato patronal, entre outros. 
O diretor comercial do JC, Luiz Borges, ressaltou que os 18 anos reforçam o amadurecimento de um projeto que busca ampliar e aperfeiçoar as informações mercadológicas das operações. O diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, apontou que a percepção de marca mais lembrada e preferida é um dos diferenciais da iniciativa liderada pelo Jornal do Comércio.
Com 36,6% de lembrança e 26,6% de preferência, a Gerdau foi a Grande Marca Gaúcha de 2016, liderando nas duas avaliações, bem como em Responsabilidade Social. O diretor-presidente da siderúrgica, André Gerdau Johannpeter, reconheceu que o prêmio se consolida pela credibilidade e prestígio. "Ao longo dos anos foi possível perceber a evolução da pesquisa, que passou a contar com novas categorias premiadas e aumentou o número de entrevistados", comentou Johannpeter. "Esse reconhecimento nos incentiva ainda mais enfrentar os desafios do cenário econômico brasileiro e mundial", destacou o empresário. A Gerdau também foi a mais lembrada em Inovação.
A Tramontina, que ficou na segunda posição em Grande Marca Gaúcha tanto em preferência como lembrança, e liderou em talher e ferramenta, pode ter novidades para disputar posições em novas edições. O gerente comercial do grupo, Clovis Gusso, avalia o Marcas como um aval aos investimentos feitos nas linhas de produção. "Temos uma grande diversificação e vamos continuar a fazer aportes em novos segmentos", projetou Gusso, sem revelar quais serão.
No Apoio ao Empreendedor, o Sebrae-RS lidera a pesquisa. Entidades setoriais como a Fiergs, que compõe o conselho do Sebrae-RS, também aparecem bem colocadas em lembrança e preferência. O presidente da Fiergs. Heitor José Müller, já aponta investimentos em novos centros de formação e inovação, que somam R$ 180 milhões. “Estamos preparando a indústria 4.0. Hoje não precisa mais mão de obra, mas dedo de obra”, disse o dirigente.
Entre as novas categorias está o de registro de marcas e patentes, vencido pela Marpa. O diretor-presidente Valdomiro Soares citou que o esforço é por resultados e não expectativas. “Acho que é isso que faz com que sejamos lembrados e preferidos”, concluiu Soares. Para validar que os gaúchos consomem hoje espumante o ano todo, o gerente da regional sul da Salton, com 13,9% de lembrança, Cristiano Martins, comemorou a escolha. 
Outra novidade, a categoria de enlatados, teve a Oderich como a escolhida na lembrança e preferência. "É um grande orgulho ver o reconhecimento, pois é um trabalho de muitas gerações e em um contexto econômico de desafios", citou o diretor Marcos Odorico Oderich.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO