Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 29 de Março de 2016 às 18:12

O retrato do Brasil


GILBERTO JASPER/DIVULGAÇÃO/JC
Imagem do comércio fechado durante o feriadão, certo? Nada disso. É a avenida Assis Brasil na segunda-feira à tarde. Leitor conta que caminhou por meia hora pelos dois lados da avenida, no trecho a partir do entroncamento com a Benjamin Constant, e a cena era esta. O comércio de rua, outrora tão presente em todos os segmentos, agora mostra essa tristeza.
Imagem do comércio fechado durante o feriadão, certo? Nada disso. É a avenida Assis Brasil na segunda-feira à tarde. Leitor conta que caminhou por meia hora pelos dois lados da avenida, no trecho a partir do entroncamento com a Benjamin Constant, e a cena era esta. O comércio de rua, outrora tão presente em todos os segmentos, agora mostra essa tristeza.

Por falar em comércio...

...nem mais é questão de crédito. É de demanda mesmo, na maior parte. Do pacote de R$ 83 bilhões anunciados em janeiro pelo governo federal para reanimar a economia, apenas 2,7% (R$ 2,24 bilhões) foram efetivamente desembolsados.
 

Entressafra financeira

O preço médio do etanol acumulou alta de 7,9% entre janeiro e março nos postos de combustíveis, explicado pela entressafra da cana-de-açúcar 2015/2016, para azar dos motoristas que curtem também uma entressafra - de dinheiro. E, em breve, o governo terá outra escolha de Sofia, o aumento do preço dos combustíveis.
 

Eleições na Famurs


GILBERTO JASPER/DIVULGAÇÃO/JC
O PDT deve confirmar o prefeito de Arroio do Sal como presidente da Famurs. Luciano Pinto da Silva, ao lado do prefeito José Fortunati, tem o apoio de 108 prefeitos e vices da sigla, o que representa 80% do quadro. Pelo sistema de rodízio, é a vez de o PDT presidir a Federação dos Municípios.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/03/29/206x137/1_cco_8035-465394.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56faef4021004', 'cd_midia':465397, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/03/29/480x320/1_cco_8035-465394.jpg', 'ds_midia': ' ', 'ds_midia_credi': 'GABINETE/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '320', 'align': 'Left'}
Gabinete/Divulgação/JC

Lá e cá

Você pode não gostar dos Estados Unidos, mas tem que admitir que a severidade da justiça não abre exceções. O ator Tom Hanks e sua mulher Rita estão sendo processados porque entregaram as chaves do carro para seu filho Chet, 25, com histórico de álcool e drogas.
 

Autodestruição

O governo Dilma Rousseff (PT) está pisando em areia movediça. Quanto mais se mexe, mais afunda e menos chance tem de se safar. Havia um galho onde podia ter uma tênue esperança de se agarrar, mas o galho PMDB quebrou. Está só com o nariz de fora.
 

Velocidade da luz

Para quem conhece o modus operandi das reuniões de partidos políticos para tomar decisões de vida ou morte, os três minutos gastos pelo diretório nacional do PMDB para definir a saída da base do governo federal foi um mísero nanossegundo.
 

O bebedouro da onça

Chegou a hora de a onça beber água. Vivendo na sombra do poder de direito, mas não de fato, desde o governo José Sarney, o PMDB se prepara para encarar o que, de certa forma, tem fugido ao longo destes anos todos. Mesmo que por vias transversas.
 

Desfalques eleitorais

A prefeitura de Porto Alegre deve ter 20 secretários substituídos amanhã. Dos 36 integrantes do primeiro escalão da gestão José Fortunati (PDT), 11 serão candidatos a vereador. E outros nove secretários municipais adjuntos devem se demitir para concorrer em outubro.

Miúdas

  • DESDE segunda-feira o impichômetro aumentou sua marcação de meses para semanas.
  • NOVO point - literalmente - para trocar ideias entre autoridades é a sala VIP dos aeroportos.
  • NELAS, não entram repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Grampos, não se sabe.
  • DESCONFIANÇA com relação aos custos de obras é tamanha que até ponte de safena desperta suspeitas.

Finais

  • AGENDA 2020 inicia série de visitas a cidades do interior do Estado para organizar dinâmicas nas quais apresenta um diagnóstico do município.
  • TITULARES de secretarias decisivas para o licenciamento na Capital (Smam e Urbanismo) deixam o cargo sem ter concluído o trâmite dos projetos Cais Mauá e Pontal do Estaleiro.