Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Março de 2016 às 00:10

Arquitetura neoclássica

 pg3 igreja n.s.das dores - foto Dudu Contursi

pg3 igreja n.s.das dores - foto Dudu Contursi


DUDU CONTURSI /DIVULGAÇÃO/JC
Um belo livro sobre a arquitetura neoclássica no Rio Grande do Sul vai ser lançado dia 23, às 19h, na rua Duque de Caxias, 973. A obra, do diplomata Fernando Cacciatore, coloca o Estado como o pioneiro neste estilo (com sete categorias, porque não tivemos um passado barroco). As fotos são de Dudu Contursi e Fernando Bueno. A imagem é da Igreja Nossa Senhora das Dores.
Um belo livro sobre a arquitetura neoclássica no Rio Grande do Sul vai ser lançado dia 23, às 19h, na rua Duque de Caxias, 973. A obra, do diplomata Fernando Cacciatore, coloca o Estado como o pioneiro neste estilo (com sete categorias, porque não tivemos um passado barroco). As fotos são de Dudu Contursi e Fernando Bueno. A imagem é da Igreja Nossa Senhora das Dores.

A fuga do ET

Se um ET descesse em Porto Alegre e ficasse sabendo que a Justiça tranca o aumento das passagens de ônibus e quase ao mesmo tempo obriga a prefeitura da Capital a ressarcir uma empresa por não ter concedido o mesmo reajuste, voltaria ao seu sistema com a velocidade da luz.

Só um pouquinho...

Sempre tem uma mordidinha a mais para o contribuinte dobrando a esquina. A Portaria nº 55 do Denatran, do dia 11, define os valores cobrados pelo acesso dos sistemas e subsistemas do órgão. A tabela é ampla e começa com singelos R$ 0,38 e acaba em mais de
R$ 250 mil/ano para serviços mais amplos.

A palestra de Lamachia

Raras vezes no Tá na Mesa da Federasul alguém foi interrompido tantas vezes por aplausos como ontem, com a palestra do presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia. Lotação máxima no salão (matéria nesta edição). Quando adentrou o gramado político, classificou a permanência do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no cargo como um "deboche".

Última chance

Vários analistas dizem que Lula no governo é a última chance de Dilma Rousseff. Errado. É a última chance de Lula. E do PT.

Consenso

Duas chamadas de capa sobre a assunção de Lula à chefia da Casa Civil: "Dilma joga a toalha e entrega governo a Lula" (Estadão); "Acabou o governo Dilma" (Clóvis Rossi, Uol). Rossi não é exatamente um coxinha.

O corpo fala

Depois de responder a mais de uma dezena de perguntas, a presidente Dilma Rousseff (PT) encerra abruptamente a entrevista coletiva, sai do recinto e, de costas, levanta e baixa ambos os braços para o lado, como a dizer "bem, fiz o que pude".

Mudança de regime

Finalmente o Brasil adota o regime parlamentarista. E não precisou nem de plebiscito para isso. Temos um primeiro-ministro poderoso e uma presidente da República pró-forma, que representará o governo federal em solenidades no Brasil ou no exterior, como em qualquer país parlamentarista.

A administração Lula I

Em um primeiro momento, Lula (PT) poderá até angariar simpatias se baixar os juros e tomar outras medidas populares, como aliviar o ajuste fiscal, mas não necessariamente boas para o País. É como dar mais droga a um viciado hoje em crise de abstinência. Neste caso, a fatura chega logo.
 

A administração Lula II

O problema maior de Lula é criar falsas expectativas para a turma do agora vai. A CUT, e não só ela, está convicta de que agora vem mesmo um governo de esquerda para valer, e condução de economia idem. Recorde-se que, no primeiro governo, Lula fez o contrário do que os mercados temiam.
 

Miúdas

  • DESEMBARGADOR federal Joel Ilan Paciornik, do TRF4, foi nomeado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  • CENÁRIO do filme Mad Max. É assim que o palestrante Dado Schneider enxerga o Brasil de hoje.
  • HOUVE tempo em que ministros acusados de alguma irregularidade tinham a decência de se afastar do cargo.
  • MAS tudo mudou da água para o vinho. Nos tempos que correm, acusados viram ministros.
  • NÃO é todos os dias que se vê um governante praticando um autogolpe.
  • OPERAÇÃO Lava Jato completa hoje dois anos. São 24 fases, 62 condenados.

Finais

  • LUIZ Otávio Pimentel, presidente do INPI, será o palestrante da reunião-almoço de segunda-feira na CIC Caxias do Sul.
  • COMPETENCE criou campanha de reforço da marca e conceito fast-fashion do pé das Lojas Paquetá.
  • ENCONTRO dos Quimbandeiros do Rio Grande do Sul será dia 23, na Rótula do Porto Seco. Organização: Pai Ricardo de Oxum.