Porto Alegre, quinta-feira, 31 de mar�o de 2016. Atualizado �s 21h14.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
24°C
32�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,5950 3,5970 0,69%
Turismo/SP 3,5800 3,7500 0,79%
Paralelo/SP 3,5800 3,7500 0,79%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

m�sica Not�cia da edi��o impressa de 01/04/2016. Alterada em 31/03 �s 21h14min

Nomes conhecidos do rock nacional fazem show gratuito no Anfiteatro P�r do Sol

LEO AVERSA/DIVULGA��O/JC
Show gratuito re�ne Nando Reis, Paula Toller, Pitty e Paralamas do Sucesso

Luiza Fritzen

Quatro conhecidos nomes do rock brasileiro se reúnem neste domingo, às 16h30min, no Anfiteatro Pôr do Sol, para mais uma edição do Nivea Viva. Para entrar no espírito do estilo musical, o projeto reúne, pela primeira vez, Nando Reis, Paula Toller, Pitty e o grupo Os Paralamas do Sucesso.
Os cantores se unem à banda formada por Dado Villa-Lobos (guitarrista da Legião Urbana), Maurício Barros (tecladista da Barão Vermelho), Rodrigo Suricato (da Suricato) e Milton Guedes (gaitista e saxofonista ex-integrante da banda de Lulu Santos), para tocar os maiores sucessos dos 60 anos do gênero no País. O evento é gratuito.
Escrito pelo jornalista Hugo Sukman, o roteiro conta com 35 músicas. Em ordem cronológica, o repertório passeia pelas seis décadas do rock and roll nacional, relembrando ícones como Raul Seixas, Mutantes e da Jovem Guarda. A sequência passa também pela geração pós-anos 1980, que inclui Titãs, Paralamas, Barão Vermelho e RPM. Com foco no público de todas as idades, bandas dos anos 1990 como Raimundos, Nação Zumbi, O Rappa, Charlie Brown Jr., Los Hermanos e Cachorro Grande também recebem destaque.
Além de relembrar as produções que marcaram época, o show lembra a importância da Tropicália, movimento antropofágico conduzido em 1967 sob a liderança de Caetano Veloso e Gilberto Gil, com a música Panis et circenses. A representante do rock brasileiro no mainstream dos anos 1970, Rita Lee, e o grupo Os Mutantes serão lembrados na voz de Paula Toller com as canções Ando meio desligado, Agora só falta você e Ovelha negra.
Para a ex-vocalista do Kid Abelha, o show é uma boa oportunidade para tirar o velho rock do armário. "Acho que o momento é bom para o ressurgimento do rock em grande estilo, com música pulsante e mensagens contemporâneas", afirma. Sobre a inauguração da turnê em Porto Alegre, Paula Toller elogia os gaúchos. "O público aqui do Sul sempre me recebeu maravilhosamente, e este show é imperdível em todos os aspectos: o repertório é top, a banda é fantástica e o visual, impactante."
Nando Reis será o responsável por dar voz a um standard do cancioneiro de Raul Seixas (1945 - 1989), através da música Gita. O cantor e compositor também será responsável por interpretar sucessos da banda Blitz e fará um dueto com Herbert Vianna relembrando sucessos de sua antiga banda, Titãs, e cantando dois grandes hits de Os Paralamas do Sucesso: Óculos e Meu erro. Com sua voz grave, a rockeira baiana Pitty irá cantar Fulgás, música de Marina Lima, uma das primeiras mulheres a aparecer com uma guitarra na década de 1970.
O bateirista de Os Paralamas do Sucesso, João Barone, acredita que a turnê possa colocar o rock em evidência como nos anos 1980 e ressalta algumas diferenças do momento atual em comparação com aquela época. "O rock não pode ser comparado com fenômenos musicais populares em voga atualmente. Tem muita coisa boa rolando, mas é preciso ir atrás, ao contrário do que acontecia na época das grandes gravadoras." A mistura de diferentes intérpretes engrandece o evento. "Acho que é uma ótima oportunidade para pôr em perspectiva um pouco da grande riqueza do gênero no Brasil ao longo de décadas", encerra.
Em sua primeira edição, em 2012, o projeto Nivea Viva reverenciou a cantora Elis Regina (1945-1982) na voz de sua filha, Maria Rita. No ano seguinte, foi a vez de relembrar a bossa nova de Antonio Carlos Jobim (1927-1994) através do canto moderno de Vanessa da Mata. A terceira edição comemorou o centenário do samba reunindo Alcione, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Roberta Sá. No ano passado, o evento prestou uma homenagem ao carioca Tim Maia (1942-1998) com os cantores Criolo e Ivete Sangalo.
O espetáculo Nivea Viva Rock tem direção musical do baixista dos Mutantes, Lininha, que assume o instrumento durante a turnê. Serão sete shows ao vivo pelas capitais brasileiras, incluindo Rio de Janeiro (10/4), Recife (30/4), Fortaleza (15/5), Salvador (22/5), Brasília (5/6) e São Paulo (26/6).
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Maroon 5 toca melhores sucessos e anima p�blico em Porto Alegre Um ol� dos Rolling Stones no Beira-Rio Kendrick Lamar rouba a cena, mas a noite � de Taylor Swift no Grammy David Gilmour emociona f�s em show com cl�ssicos do Pink Floyd em Porto Alegre

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo