Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Leitura

- Publicada em 22 de Março de 2016 às 16:11

Estatística


REPRODUÇÃO/JC
"O autor fez algo único: apresenta a estatística de modo interessante e divertido." Esse é o comentário da revista britânica The Economist sobre a última publicação de Charles Wheelan: Estatística - O que é, para que serve, como funciona. Nessa obra, o autor aborda as estatísticas de forma nova, distante da matemática e de números complexos, revelando que ela está por todos os lados e influencia negócios, economia, empresas, medicina, ciências, sociologia e tecnologias.
"O autor fez algo único: apresenta a estatística de modo interessante e divertido." Esse é o comentário da revista britânica The Economist sobre a última publicação de Charles Wheelan: Estatística - O que é, para que serve, como funciona. Nessa obra, o autor aborda as estatísticas de forma nova, distante da matemática e de números complexos, revelando que ela está por todos os lados e influencia negócios, economia, empresas, medicina, ciências, sociologia e tecnologias.
Wheelan revela, na introdução do livro, que detestava cálculo, mas adora estatística. Ao longo de 13 capítulos, ele aborda assuntos como análise de dados, correlação, probabilidade básica, inferência e pesquisas. Afastando a técnica, o economista torna a estatística acessível à compreensão dos leitores que não são profissionais e de estudantes. A ideia é esclarecer conceitos estatísticos de maior relevância para pessoas que têm interesse em entender os números que respondem perguntas sobre o mundo em que vivemos e o cotidiano.
Charles Wheelan é economista e professor de políticas públicas e economia no Dartmouth College, em Chicaco. Foi correspondente do The Economist e colaborou para jornais norte-americanos. O autor é sucesso internacional e reconhecido na área por seu best-seller Economia nua e crua, traduzido para 13 idiomas.
Estatística - O que é, para que serve, como funciona; Charles Wheelan; Editora Zahar; 325 páginas; R$ 69,90; Disponível em versão digital.

Produtos


REPRODUÇÃO/JC
A cadeira que sentamos, o carro que dirigimos, o computador que escrevemos e a xícara que usamos para tomar café. A administração do produto está em tudo que nos cerca. Como competir em um mercado cada dia mais amplo? Como produzir melhor que os concorrentes? Como conquistar a preferência do consumidor? São perguntas que os gestores devem responder para sobreviver no cenário mercadológico.
A obra destina-se a estudantes e profissionais da área de Administração de Empresas e Engenharia de Produção que lidam com um mercado competitivo, a evolução tecnológica e o fácil acesso a informação. Fatores que cobram cada vez mais esforços das empresas para defenderem seus produtos. O livro mostra ao leitor o quão importante o cliente é para o sucesso das empresas. A disputa por um público que tende a ser cada dia menos fiel e não se contenta mais apenas com um bom preço ou qualidade do produto. Agora, o cliente tem opções suficientes para cobrar a combinação dos dois.
A obra é uma coprodução de Nigel Slack, Alistair Brandon-Jones e Robert Johnston, todos da área da Administração. É dividida em 5 partes: introdução, projeto, entrega, melhoramento e responsabilidade social corporativa. A 4ª edição traz ainda uma série de leituras complementares e sites selecionados para melhorar a aprendizagem.
Administração da Produção; Nigel Slack, Alistair Brandon-Jones e Robert Johnston; 4ª edição; Editora Atlas - Grupo Gen; 720 páginas; R$ 196,00; disponível em versão digital.

Estruturas


REPRODUÇÃO/JC
Os professores André Kraemer Souto e Daiçon Maciel da Silva transformaram a observação e a experiência adquiridas em sala de aula em livro. A obra é um conjunto de conhecimentos dos autores reunidos ao longo da carreira acadêmica. A proposta de Estruturas: uma abordagem arquitetônica é introduzir o assunto das estruturas para os alunos, como um primeiro contato com as áreas de Arquitetura e Engenharia.
O público-alvo é, principalmente, estudantes e pessoas que desejam iniciar os estudos. A ideia é priorizar o qualitativo sobre o quantitativo e fazer com que os leitores entendam os fenômenos físicos que, muitas vezes, não são abordados no início dos cursos. O livro está na 5ª edição e aborda temas como morfologia das estruturas, a estrutura e a arquitetura, cargas que atuam nas estruturas, conceituação das estruturas, e outros termos técnicos das áreas.
O livro é gratuito e está disponível no site da UniRitter, junto a outros publicados neste mesmo formato. A Editora UniRitter, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, disponibiliza pesquisas e projetos realizados dentro da universidade para facilitar o acesso de todos á produção acadêmica. Souto é professor do curso de Engenharia Civil da UniRitter, e Silva atuou na área acadêmica como professor de Arquitetura e Urbanismo na Unisinos.
Estruturas: uma abordagem arquitetônica; André Kraemer Souto e Daiçon Maciel da Silva; 5ª edição; 155 páginas; disponível on-line e gratuito no site da UniRitter, pelo link issuu.com/editorauniritter.