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Automotor

- Publicada em 23 de Março de 2016 às 16:29

Dose extra de adrenalina no Audi TTS


AUDI/DIVULGAÇÃO/JC
O modelo chega nas configurações Coupé (cupê), por R$ 299.990,00, e Roadster (conversível), a qual custa R$ 319.990,00. Ambas são equipadas com um desenvolvimento especial do motor 2.0 TFSI, que rende 286 cv de potência e 380 Nm de torque entre 1.800 e 5.200 rpm.
O modelo chega nas configurações Coupé (cupê), por R$ 299.990,00, e Roadster (conversível), a qual custa R$ 319.990,00. Ambas são equipadas com um desenvolvimento especial do motor 2.0 TFSI, que rende 286 cv de potência e 380 Nm de torque entre 1.800 e 5.200 rpm.
Associado ao câmbio de dupla embreagem S tronic com seis marchas, o propulsor acelera o Audi TTS Coupé da imobilidade aos 100 km/h em 4,7 segundos (no Roadster, esse tempo sobe para 5,9 segundos). A velocidade máxima, limitada eletronicamente, fica em 250 km/h.
Avançado, o 2.0 TFSI da Audi garante alta performance e também baixo consumo. Tecnologias como turbo, injeção direta e sistema de levantamento de válvulas viabilizam tal eficiência.
A tração integral quattro transfere para o solo a força gerada pelo motor do TTS, distribuindo-a entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a necessidade do momento. Essa tarefa é otimizada pelas largas rodas de 19 polegadas.
O baixo peso do carro também contribui para a economia de combustível, devido ao amplo uso de aços leves e de alumínio na carroceria, que é 10 mm mais baixa do que na versão TT.
TTS Coupé e Roadster contam com o sistema "magnetic ride", que ajusta a rigidez dos amortecedores automaticamente de acordo com as condições do piso e às solicitações dinâmicas de condução a cada momento. A suspensão dianteira se baseia no conceito McPherson, enquanto a traseira, com quatro braços, suporta separadamente as forças longitudinais e transversais.
Já o recurso "Drive Select" controla os atributos do propulsor, câmbio e da assistência à direção, que é do tipo eletromecânica. O motorista escolhe entre os modos "comfort", "dynamic", "efficiency" e "individual".
Controles de tração e de estabilidade (que podem ser desativados parcial ou totalmente) tornam mais segura e apurada a dirigibilidade do esportivo. Em curvas fechadas, a vetorização de torque entra em ação, facilitando o esterço e controlando as derrapagens.
Em termos de design, o Audi TTS mantém a horizontalidade das linhas do TT. A grade dianteira é larga e baixa, dividida em duas partes. Vincos que se originam junto à grade formam um "V" sobre o capô. Detalhe exclusivo do modelo é a carcaça em alumínio dos espelhos retrovisores externos.
A abertura do tanque de combustível, no lado direito, é uma marca registrada do modelo: circular, de alumínio e fixada com parafusos aparentes. Na traseira, um defletor se ergue automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar tanto a resistência aerodinâmica como a força vertical quando o automóvel atinge 120 km/h.
Linhas e superfícies horizontais predominantes enfatizam a largura do interior do TTS. A arquitetura da cabine é limpa e funcional, como exemplificam os comandos do ar-condicionado integrados às saídas de ar, reduzindo o número de botões no painel.
Os bancos envolventes possuem apoios de cabeça incorporados e são revestidos de couro do tipo napa. Há três opções de cores para o estofamento: cinza, preta ou vermelha.
O volante multifuncional apresenta base reta e raios com revestimento que aparenta alumínio. A alavanca de câmbio, por sua vez, ganhou novo design.
Destaque da nova geração de modelos da Audi, o "Virtual Cockpit" está presente no TTS em uma versão especial: além da opção clássica (velocímetro e conta-giros em primeiro plano) e do modo "infotainment" (no qual os instrumentos virtuais são menores, liberando espaço para outras funções, como o mapa de navegação via GPS), o condutor consegue selecionar a configuração "S", inspirada em carros de corrida, na qual o conta-giros predomina no display.
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