Chamados Torqshift, os novos produtos ampliam a gama da marca, formada por 34 diferentes configurações. São seis modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift os dois últimos cavalos-mecânicos. A transmissão automatizada, de 10 ou 16 marchas, conforme o caminhão, permite trocas automáticas ou manuais.
"Acreditamos que a linha Torqshift aumentará a produtividade e rentabilidade do transportador em vários tipos de aplicações, com foco no custo-benefício para o cliente, fator importante nesse momento da economia", diz João Pimentel, diretor da Ford Caminhões.
Os veículos aliam o conforto e a praticidade de uma caixa automática com a funcionalidade de um câmbio manual. O sistema foi desenvolvido pela engenharia da Ford no Brasil com a fornecedora Eaton e conta com recursos como modos econômico e de performance, piloto automático inteligente e assistente de partida em rampa.
O Cargo 2429 Torqshift tem câmbio de 10 marchas, tração 6x2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38 mil quilos. O Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16 mil quilos, motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas.
A versão Cargo 1723 Kolector Torqshift vem pronta para implementação como coletor/compactador, com caixa reforçada de 10 marchas. O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16 mil quilos, usa propulsor de 290 cv e câmbio de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito.
O Cargo 1729T Torqshift, cuja capacidade máxima de tração alcança 38 mil quilos, é um cavalo-mecânico com cabine leito e transmissão de 10 marchas. O Cargo 1933T Torqshift, outro cavalo-mecânico da família, pode tracionar até 45.150 quilos e recebe caixa de 16 marchas.