Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Estados Unidos

- Publicada em 02 de Fevereiro de 2016 às 15:44

Cruz bate favoritismo de Trump na prévia em Iowa

 DES MOINES, IA - FEBRUARY 01: Republican presidential candidate Sen. Ted Cruz (R-TX) reaches out to supporters after winning at the caucus night gathering at the Iowa State Fairgrounds on February 1, 2016 in Des Moines, Iowa. Cruz beat out businessman Donald Trump and Sen. Marco Rubio (R-FL), who finished just behind Trump.   Christopher Furlong/Getty Images/AFP  == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS &TELEVISION USE ONLY ==

DES MOINES, IA - FEBRUARY 01: Republican presidential candidate Sen. Ted Cruz (R-TX) reaches out to supporters after winning at the caucus night gathering at the Iowa State Fairgrounds on February 1, 2016 in Des Moines, Iowa. Cruz beat out businessman Donald Trump and Sen. Marco Rubio (R-FL), who finished just behind Trump. Christopher Furlong/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS &TELEVISION USE ONLY ==


CHRISTOPHER FURLONG/AFP/JC
O senador ultraconservador Ted Cruz venceu o caucus de Iowa do Partido Republicano, primeira prévia eleitoral da disputa pela Casa Branca. Cruz obteve 27,7% dos votos, batendo o favoritismo do empresário Donald Trump, que teve 24,3%. Em terceiro lugar entre os republicanos, com um desempenho surpreendente, ficou o senador Marco Rubio 23,1% dos votos.
O senador ultraconservador Ted Cruz venceu o caucus de Iowa do Partido Republicano, primeira prévia eleitoral da disputa pela Casa Branca. Cruz obteve 27,7% dos votos, batendo o favoritismo do empresário Donald Trump, que teve 24,3%. Em terceiro lugar entre os republicanos, com um desempenho surpreendente, ficou o senador Marco Rubio 23,1% dos votos.
A vitória de Cruz contrariou as pesquisas de opinião que previam maioria para Trump. Com o apoio do voto evangélico e uma campanha baseada no discurso contra o sistema político, o senador chegou na frente na primeira etapa oficial da eleição presidencial. "Iowa disse que o próximo presidente dos EUA não será escolhido pela mídia, pelo establishment de Washington nem pelos lobbies, mas pela mais incrível força: nós, o povo norte-americano", ressaltou Cruz.
Líder absoluto das pesquisas durante meses, Trump decepcionou seus seguidores, terminando a disputa em Iowa quase empatado com o jovem senador Marco Rubio, o terceiro colocado. Em uma rápida aparição diante de simpatizantes, Trump agradeceu o apoio recebido em Iowa e expressou confiança de vencer na próxima prévia, na próxima terça-feira, em New Hampshire, onde lidera as pesquisas com folga. "Estou realmente honrado", disse Trump. "Vai ser uma grande semana." 
Rubio, um dos grandes vencedores do dia, foi o primeiro a se pronunciar, respondendo aos que duvidaram de sua capacidade de sobreviver na campanha. "Este é o momento que eles disseram que jamais aconteceria. Disseram que eu não tinha chance, porque meu cabelo não é grisalho o suficiente", afirmou Rubio, de 44 anos, em alusão aos comentários de que ele era jovem demais para concorrer à presidência dos EUA.

Hillary ganha primária democrata por 0,2 ponto percentual

Em disputa acirrada, a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton venceu o senador de Vermont Bernie Sanders por 0,2 ponto percentual, atingindo 49,8% dos votos contra 49,6% de Sanders, informou o Partido Democrata, ao mencionar um "aperto histórico".
"Os resultados desta noite são os mais apertados na história do caucus democrata em Iowa", disse Andy McGuire, presidente Democrata no estado. Senadora por Nova Iorque, Hillary tornou-se a primeira mulher a ganhar em Iowa. A campanha de Sanders destacou o sucesso do candidato em um empate com um "grande adversário".
Segundo pesquisas de opinião, na próxima prévia, em New Hampshire, Sanders está na frente. Para o senador, o empate em Iowa foi considerado uma vitória. "Nove meses atrás, nós não tínhamos uma organização política, não tínhamos dinheiro, e meu nome não era reconhecido. E enfrentamos a mais poderosa organização política dos EUA", disse em referência à campanha de Hillary.