Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Carnaval

- Publicada em 07 de Fevereiro de 2016 às 21:52

Império e Imperadores devem brigar pelo título

Restinga emocionou a arquibancada com um samba que criticava o preconceito racial

Restinga emocionou a arquibancada com um samba que criticava o preconceito racial


RICARDO GIUSTI/PMPA/JC
Quem ficou em Porto Alegre no feriadão notou que o clima de Carnaval foi inexistente mediante o cancelamento dos blocos previstos. As ruas vazias das regiões que deveriam estar movimentadas pela folia foram o grande indicativo de que a cidade não estava em clima de festa. Entretanto, quem se deslocou até o Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte, se deparou com a alegria de um grande evento, comandado por escolas de samba que, a cada ano, demonstram mais maturidade e brilhantismo nos desfiles.
Quem ficou em Porto Alegre no feriadão notou que o clima de Carnaval foi inexistente mediante o cancelamento dos blocos previstos. As ruas vazias das regiões que deveriam estar movimentadas pela folia foram o grande indicativo de que a cidade não estava em clima de festa. Entretanto, quem se deslocou até o Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte, se deparou com a alegria de um grande evento, comandado por escolas de samba que, a cada ano, demonstram mais maturidade e brilhantismo nos desfiles.
Na noite de sábado, sete agremiações passaram pelo sambódromo lotado, fazendo um Carnaval de alto nível. Império da Zona Norte e Imperadores do Samba se destacaram pela criatividade e o luxo da caracterização e devem brigar pela vitória. A apuração do Carnaval de Porto Alegre ocorre nesta segunda-feira, a partir das 16h30min.
A primeira a se apresentar na segunda noite da festa foi a Bambas da Orgia, escola mais antiga de Porto Alegre. O desfile, que teve início às 22h45min, homenageou o sorriso e foi animado do começo ao fim, agitando a torcida na arquibancada. O tema lúdico deu vasão à criatividade e foi contado com maestria pela escola. O ponto alto foi o samba fácil e divertido, que foi cantado por todos os integrantes. A agremiação, que ficou em terceiro lugar em 2015, veio para brigar novamente pelas primeiras posições. Contudo, um problema no primeiro carro, que trazia a águia, símbolo da entidade, pode dificultar o almejado objetivo. O abre-alas acabou ficando na concentração e minutos preciosos foram perdidos com o remanejamento das alas para cobrir o espaço.
Com um pedido de igualdade, justiça e amor, a Restinga foi a segunda a se apresentar no sábado, iniciando seu percurso às 23h50min. A escola também levantou a arquibancada, e o samba, que criticava o preconceito racial, foi cantado por todos, fazendo da passagem da Tinga um dos momentos mais emocionantes do Carnaval de 2016. O enredo em homenagem ao orixá Xangô foi bem retratado nas fantasias e carros alegóricos. O único problema foi que parte de uma das esculturas do último carro quebrou antes do desfile.
A Embaixadores do Ritmo foi a terceira a passar pelo Porto Seco, com o tema Pintando os Sonhos na Passarela. A agremiação investiu em fantasias luxuosas e com acabamento perfeito. As crianças foram outro destaque, assim como a beleza das baianas, caracterizadas de borboletas. O desfile alegre e colorido deve colocar a escola entre as primeiras colocadas.
A surpresa da noite foi a apresentação da Império da Zona Norte, que tem grandes chances de ser a campeã de 2016. Com um enredo inspirado na morte, a escola chamou os presentes a aproveitar a vida. A comissão de frente formada por zumbis e uma noiva cadáver, que saia da lápide, divertiu os espectadores. O carro abre-alas trazia um telão com um cronometro, demonstrando que a morte é só uma questão de tempo. Como diz uma parte do samba da escola, o desfile da Império deixará saudade e deve ser lembrado como uma das apresentações mais bonitas que o Porto Seco já recebeu.
A Vila Isabel foi a quinta escola a se apresentar, contando um pouco a história da agricultura, especificamente a produção do alimento. Os movimentos rurais foram homenageados, e o desfile simpático, mas simples, contou com a participação do ex-governador Olívio Dutra no carro alegórico que destacava as lideranças rurais e homenageava o ex-deputado Adão Pretto, falecido em 2009.
A União da Vila do IAPI escolheu um tema inusitado. A escola tratou da importância dos óculos em diferentes civilizações. A comissão de frente estava muito bem caracterizada, representando a nobreza oriental. Apesar da empolgação da Vila, a retratação do tema pelas alas foi um pouco confusa.
Quando o relógio marcava 5h30min de domingo, a campeã de 2015 ingressou na passarela e demonstrou novamente os motivos de ser tão amada pela torcida. Com a torcida em pé e cantando todo o samba da escola, a Imperadores do Samba fez um desfile para buscar o tricampeonato. O tema fazia uma pergunta instigante: "qual o segredo que vida tem?" Em cada ala, a entidade trouxe um segredo da humanidade, como a origem da vida e as grandes construções.

Escolas de sexta-feira são prejudicadas pela baixa lotação

Na primeira noite dos desfiles em Porto Alegre, três escolas do Grupo Especial passaram pelo Porto Seco. A divisão das agremiações neste ano prejudicou as que se apresentaram na madrugada de sábado, pois o público era bastante reduzido no complexo. O ponto positivo foi o contraste entre as duas divisões, reforçando a qualidade das escolas que estão no escalão mais alto da festa.
A primeira a ingressar na avenida após a passagem de seis escolas do Grupão foi a Unidos do Capão, que subiu no Carnaval do ano passado. A estreante deste ano fez um desfile bonito em homenagem à saúde. Um dos destaques foi a bem coreografada comissão de frente, que pisou na pista às 2h45min, encenando um ritual africano de cura na medicina tribal. O primeiro carro alegórico, que trazia o tigre, símbolo da escola, era acoplado a um segundo, que fazia alusão à natureza. O efeito das cores vibrantes era complementado pela roupa das baianas, feita em tecido verde-limão. A excelente bateria fez um show à parte e deu o tom do desfile, bem executado, mas sem grandes surpresas. O ponto negativo foi a qualidade das fantasias, que destoaram entre as primeiras e últimas alas.
Às 3h45min, entrou na passarela do samba a Imperatriz Dona Leopoldina, que fez um desfile eletrizante. Com o melhor samba-enredo da noite, em homenagem aos sambistas João Nogueira e o filho Diogo Nogueira, que participou do desfile, a escola levantou quem estava nas arquibancadas, principalmente a torcida que foi prestigiá-la. A letra fácil e o ritmo contagiante fizeram com que todos os integrantes da escola cantassem o tema em alto e bom som, elevando o nível da apresentação. O primeiro carro alegórico trazia elementos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor. As fantasias, feitas predominantemente em laranja e branco, as cores da Imperatriz, não se destacaram muito. A escola, que ficou em oitavo lugar em 2015, pode alcançar posição melhor neste ano graças ao entusiasmo dos componentes e à vibração da torcida.
A última escola da primeira noite foi a Acadêmicos de Gravataí, que homenageou a reserva ecológica do Taim. Com fantasias e alegorias criativas, a agremiação veio com força neste ano e tem chance de retornar na noite das campeãs. A comissão de frente se apresentou com fantasias criativas e bem-executadas, fazendo referência aos deuses e à criação do paraíso. A iluminação dos carros, ressaltando as roupas dos destaques, também influenciou na beleza do desfile. Talvez a complexidade da bem-escrita letra do samba tenha prejudicado a memorização por parte dos componentes - detalhe esse que pode ter influenciado na animação da passagem pela avenida.