Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 24 de Fevereiro de 2016 às 18:19

Quarto Distrito terá regime próprio para atividade econômica

 Ocorreu hoje, no Salão Nobre do Paço Municipal,  a assinatura do termo de cooperação entre o município de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Funitec La Salle - Universitat Ramon Llull (URL).

Ocorreu hoje, no Salão Nobre do Paço Municipal, a assinatura do termo de cooperação entre o município de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Funitec La Salle - Universitat Ramon Llull (URL).


MARCELO G. RIBEIRO/JC
O Quarto Distrito, berço da industrialização de Porto Alegre e que engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, terá um regime urbanístico próprio. Com isso, a região poderá contar com instrumentos para priorizar arranjos específicos da atividades econômicas, em segmentos de tecnologia da informação e comunicação, saúde e desenvolvimento de novos negócios (startups), ambientes colaborativos e usos de espaços com edificações de perfil inovador e que insiram construções tomadas pelo patrimônio histórico. A promessa é formatar a ação em quatro meses. 
O Quarto Distrito, berço da industrialização de Porto Alegre e que engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, terá um regime urbanístico próprio. Com isso, a região poderá contar com instrumentos para priorizar arranjos específicos da atividades econômicas, em segmentos de tecnologia da informação e comunicação, saúde e desenvolvimento de novos negócios (startups), ambientes colaborativos e usos de espaços com edificações de perfil inovador e que insiram construções tomadas pelo patrimônio histórico. A promessa é formatar a ação em quatro meses. 
O regime definirá limite de altura de construções e ocupação das áreas, esclareceu a assessora técnica da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Maria Alice Michelucci. As definições estão previstas no Plano Diretor de 1999 da cidade. "A lei definiu o Quarto Distrito como uma zona de revitalização", citou Maria Alice. A prefeitura da Capital firmou ontem acordo com três universidades, duas locais e uma do Exterior - para formular estudos, projetos gerais e segmentados para criar estrutura e organização para a exploração das atividades, atrair investidores e diversificar os ocupantes da região.
Desde o fim do ano passado, a região tem incentivos fiscais especiais (redução tributária e até isenção) para operações econômicas situadas na área. A InvestPOA, empresa criada pelo município para usar instrumentos do mercado de capitais para atrair aportes públicos e privados, deve ser um dos braços financeiros para bancar intervenções em infraestrutura e empreendimentos na região. A empresa deverá ter conselho e regramento para operar ainda no primeiro semestre. 
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs) e a Funitex La Salle, que integra o campus da Universidade Ramon Llull, em Barcelona (Espanha), liderarão a etapa de formulação das diretrizes. A Ufrgs vai elaborar o masterplan. "Queremos enviar o projeto de lei até a metade do ano para apreciação da Câmara de vereadores", traçou a assessora. As regras contemplarão desde as atividades econômicas à ocupação do espaço. Segundo Maria Alice, as referências ainda estão vinculadas ao perfil industrial que caracterizava a região, que se mantinha até a década de 1970, depois houve gradativo esvaziamento.   
O diretor da Escola de Engenharia da universidade federal e que coordenará os trabalhos, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destacou que a ação das instituições focará medidas para estimular o desenvolvimento da área. "É preciso definir parâmetros, que contemple diversidade para atrair empresas, áreas verdes, edificações inovadoras, revisão do sistema de transporte e suporte a serviços digitais", listou Filho. "Temos de prever condições para assegurar um funcionamento 24 horas", avisou o diretor da Escola de Engenharia.
O coordenador do Núcleo de Tecnologias Urbanas da Ufrgs, professor Benamy Turkienicz, explicou que uma equipe que integra diversas áreas da universidade já está trabalhando nas diretrizes do masterplan. os modelos serão gerados na ferramenta desenvolvida pelo núcleo, o Cityzoom. "O prazo é curto, mas vamos fazer rápido", garante Turkienicz. A vantagem que ajuda e muito a equipe coordenada pelo professor é o know how do núcleo, que já fez masteplan a outras localidades. "Não nos comprometeríamos se não conseguíssemos fazer", observou. A maior parte do trabalho será feito na ferramenta computacional para construção de modelos, o Cityzoom, criada pelo núcleo da Ufrgs.
O reitor da Ufrgs, Alexandre Netto, ressaltou que será a primeira vez que as duas principais universidade gaúchas e referências em polos e parques de tecnologia e inovação estarão juntas em uma ação com a abrangência do projeto de reestruturação do Quarto Distrito. "Essa ação tem de ser transformadora", avisou Netto. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Audy, afirmou que o acordo criará condições para desenvolver a vocação econômica da região. "A maior virtude do projeto é a maturidade que atingimos", citou Audy, referindo-se a experiências das instituições. Para o prefeito José Fortunati, destacou que a ação vai além do modelode parques tecnológicos, pois tem a pretensão de alterar o perfil da economia no futuro. "Será uma revolução não só para a região, mas para toda a cidade."  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO