Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 24 de Fevereiro de 2016 às 13:08

Desemprego fica estável na RMPA, mas rendimento cai até 3,6%

No mês passado, desempregados somaram 180 mil pessoas

No mês passado, desempregados somaram 180 mil pessoas


Marcelo G. Ribeiro/JC
O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) subiu levemente em janeiro. A taxa passou de 9,6%, em dezembro de 2015, para 9,7% no mês passado. Para a equipe responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o comportamento do indicador mostrou estabilidade.
O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) subiu levemente em janeiro. A taxa passou de 9,6%, em dezembro de 2015, para 9,7% no mês passado. Para a equipe responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o comportamento do indicador mostrou estabilidade.
Mas a renda mantém a trajetória de queda que já dura 12 meses. Comparado a janeiro de 2015, o valor dos rendimentos médios dos ocupados caiu 8%, ainda menos que a inflação do INPC (IBGE), que fechou em 11,31% no mesmo período. O indicador é o mais usado nas negociações coletivas para reajuste de salários.
Já os trabalhadores assalariados (com e sem carteira) foram os que mais perderam, com queda de 11,8% no rendimento médio, acima da variação do INPC. Em janeiro, os rendimentos continuam perdendo valor, com redução de 2,1% na remuneração dos ocupados e 3,6% na dos assalariados.
Foi a redução na oferta de vagas que influenciou a leve alta da taxa de desocupação, já que o contingente de desempregados reduziu de 183 mil a 180 mil na RMPA nos dois meses. A ocupação caiu 2,7% em janeiro frente a dezembro. 
A aparente contradição (alta da taxa de desocupação e menos desempregados) é explicada pela influência de outro movimento - a saída de pessoas do mercado de trabalho. A População Economicamente Ativa (PEA) - que reúne tanto ocupados como desempregados - recuou 2,6% no mês passado, ficando em 1,857 milhão de pessoas ante o 1,907 milhão de dezembro - 50 mil a menos.
“São pessoas que se aposentaram, que desistiram de procurar emprego ou que estão postergando a procura porque acham que devem esperar uma conjuntura mais favorável", esclareceu a pesquisadora Virginia Donoso, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). "Pode haver um contingente de pessoas que está desanimada porque procura emprego e não encontra,”
A expectativa do Dieese, Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que após janeiro e fevereiro, período de férias e menor oferta de vagas, ocorra a volta das pessoas ao mercado em busca de emprego. "A PEA deve voltar a crescer”, acrescenta Virginia.
No mês passado, a população de ocupados perdeu 47 mil pessoas (frente a janeiro de 2015, são 118 mil a menos com trabalho, -6,6%). Os ocupados abrangiam 1,677 milhão de trabalhadores. Os desempregados somaram 180 mil pessoas no mês passado, alta de 3 mil pessoas.    
Os setores que mais cortaram vagas foram construção civil (-9,8%), indústria de transformação (-5,7%) e serviços (-3,7%). Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas mostraram recuperação, com alta de 7,1% na criação de oportunidades.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO