Porto Alegre, domingo, 14 de fevereiro de 2016. Atualizado às 12h50.
Dia de São Valentim.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
33°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9890 3,9910 0,17%
Turismo/SP 3,7500 4,1200 0,73%
Paralelo/SP 3,7500 4,1200 0,73%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Agronegócios Notícia da edição impressa de 12/02/2016. Alterada em 11/02 às 22h27min

Troca de comando na SFA/RS frustra fiscais

MARCO QUINTANA/JC
Roberto Schroeder recebeu com surpresa notícia de sua exoneração

Marina Schmidt

Nesta quinta-feira, foi publicada, no Diário Oficial da União, a exoneração do médico veterinário Roberto Schroeder da chefia do Superintendência Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA/RS). A notícia de sua saída foi mal recebida pelos fiscais federais agropecuários, especialmente pela nomeação, para ocupar seu lugar, de Luciano Maronezi, nome desconhecido pelos servidores.
Schroeder, médico veterinário e servidor do Ministério da Agricultura há mais de 10 anos, havia assumido o comando da SFA/RS em junho do ano passado, após o superintendente Francisco Signor, que ocupava o cargo havia 12 anos, ter sido exonerado depois de ser indiciado pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha.
Segundo a PF, foram desviados pelo menos R$ 20 milhões da Superintendência. Schroeder fazia parte de uma lista de seis nomes sugeridos à ministra Kátia Abreu pelos próprios servidores da SFA/RS.
Sem atuação nas mesmas esferas dos técnicos da pasta, Maronezi desponta como mais uma indicação política na visão do servidores de carreira. O novo superintendente é filiado ao PTB, já foi secretário de Meio Ambiente, Minas e Energia da prefeitura de Nova Alvorada e concorreu às eleições como vice-prefeito do mesmo município.
Schroeder, que desde a nomeação deu início a uma gestão mais alinhada às práticas e necessidades dos funcionários de carreira, recebeu a notícia com surpresa. "Fiquei sabendo na quarta-feira, às 18h, mas eu tinha esperança de que seria indicado o nome de algum colega", afirma. "Qualquer colega contaria com todo o meu apoio e dedicação. Tem gente competente, sem dúvida, para assumir essa posição. Não sou insubstituível."
Ao verificar que a indicação contrariava essa prerrogativa, insistentemente defendida pelos fiscais federais, Schroeder estranhou. "É alguém que nunca tramitou nos meios em que a gente circula." O nome sugerido contraria, inclusive, as posições defendidas pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu. "Participamos de uma videoconferência nesta semana em que a própria ministra afirmou que o sonho dela é que as superintendências sejam comandadas por cargos técnicos. Mas a maioria dos quadros no comando das superintendências no País não são técnicos", elucida.
A Delegacia Sindical no Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (DS-RS Anffa Sindical) decidiu realizar mobilização de 24 horas, na próxima segunda-feira, em protesto contra a exoneração de Roberto Schroeder. As atividades ocorrerão em todo o Estado, inclusive em frigoríficos e no porto do Rio Grande. "A SFA/RS foi comandada por 12 anos por uma nomeação política desastrosa, tal qual a realizada agora", critica a delegada sindical Consuelo Paixão Côrtes.
A reportagem do Jornal do Comércio questionou o Ministério da Agricultura sobre a mudança. Em resposta por e-mail, o ministério comunicou que "ainda não tem posicionamento sobre o assunto". Foi tentado também contato com Luciano Maronezi, por celular, sem sucesso até o fechamento da edição.


COMENTÁRIOS
João Francisco Vaz - 12/02/2016 18h58min
Conheci o Dr. Roberto pessoalmente quando era Responsável Técnico por Fábrica de Rações e afirmo ser um profissional sério, competente e ético. Lamento que a politicagem esteja vencendo o mérito. Espero que o MAPA reveja esta decisão equivocada.

Rodrigo Teixeira - 12/02/2016 13h27min
Schroeder é um profissional de extrema competência e que sempre contou com o apoio de todas as Associações de raça do estado.Em nome da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos através do meu cargo frente a Superintendência de Registros, manifestamos nosso repúdio a esta troca no comando da SFA e registramos nosso total apoio ao Dr. Roberto e aos demais profissionais técnicos desta Repartição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Fiscais reagem com apitaço ao novo superintendente do Mapa no Estado Exportação agrícola gaúcha cai 6,1% Simvet/RS quer agilizar exames para o mormo Safra do feijão e do milho agrada aos agricultores gaúchos

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo