Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

- Publicada em 07 de Fevereiro de 2016 às 22:01

Disputa pela presidência da Federasul/ACPA

 COLETIVA DE CDL PORTO ALEGRE, PARTICIPARAM REPRESENTANTES DO AGV, SINDILOJAS, FECOMÉRCIO-RS, FEDERASUL, SINDHA E AGERT, NO CDL PORTO ALEGRE     NA FOTO: SIMONE LEITE, FEDERASUL

COLETIVA DE CDL PORTO ALEGRE, PARTICIPARAM REPRESENTANTES DO AGV, SINDILOJAS, FECOMÉRCIO-RS, FEDERASUL, SINDHA E AGERT, NO CDL PORTO ALEGRE NA FOTO: SIMONE LEITE, FEDERASUL


MARCELO G. RIBEIRO
Estão crescendo as campanhas para as eleições dos presidentes da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre, que ocorrerão em abril. Os eleitores são associados de Porto Alegre (ACPA) e presidentes das entidades do setor no Estado (Federasul). Pela primeira vez, dois candidatos disputam os cargos, que são interligados, o advogado e ex-presidente do INPI, Paulo Afonso Pereira, o PAP, e Simone Leite, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Acis) de Canoas e ex-candidata do PP ao Senado.
Estão crescendo as campanhas para as eleições dos presidentes da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre, que ocorrerão em abril. Os eleitores são associados de Porto Alegre (ACPA) e presidentes das entidades do setor no Estado (Federasul). Pela primeira vez, dois candidatos disputam os cargos, que são interligados, o advogado e ex-presidente do INPI, Paulo Afonso Pereira, o PAP, e Simone Leite, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Acis) de Canoas e ex-candidata do PP ao Senado.

CDI

A demanda por aplicações indexadas ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) ou à Selic está historicamente alta. Papéis atrelados ao CDI predominam no interesse dos investidores.

Carne

Dois abatedores de aves e dois de suínos do Rio Grande do Sul foram habilitados, agora, pela China para exportar carne para o país. Com a habilitação de mais 17 plantas, o Brasil passa a ter 65 frigoríficos autorizados a exportar carne para a China. Desses, 38 são de aves, 16 de bovinos e 11 de suínos.

Segurança

O jornalista Gilberto Jasper mandou cumprimentos à coluna pela nota sobre a insegurança no bairro Cidade Baixa. Diz que "as pessoas precisam protestar, fazer passeata no Brique, organizar números e estatísticas, estimulando o registro das ocorrências; pode não adiantar nada, mas mostra o crescimento da violência na cidade". Segundo ele, a mudança do secretário estadual da Segurança seria "um sinal de sensibilidade, respeito à população e um gesto de boa vontade".

Onde anda

Da série onde anda? Jair dos Santos Rodrigues, que foi presidente do Jockey Clube do Rio Grande do Sul, entre 1995 e 1998, depois tentou entrar na política, primeiro no PDT e depois no PPS, e, finalmente, transformou-se em carnavalesco, em Uruguaiana, voltou às lides partidárias. Está apoiando o ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, hoje na Rede, que quer voltar à prefeitura da cidade fronteiriça. Ele colocou nas redes sociais: "Estamos juntos Felice, vamos trabalhar para sua volta ao comando do município com determinação e pulso forte. E, lógico, vamos fazer em 2017 o nosso carnaval voltar a ser o terceiro melhor do Brasil. Não vejo nem um nome que possa lhe ganhar as eleições. Esta turma que taí mamando já pode ir se despedindo que a porteira vai se fechar".

Peru

O Sindilojas Porto Alegre está organizando missão do varejo e indústria do vestuário ao Peru, entre 19 e 23 de abril. Há condições especiais para os associados.

PIB

"Sem o enfrentamento dos problemas fiscal e inflacionário, provavelmente veremos quedas mais acentuadas do PIB em 2016." A opinião é de Fabiana D'Atri, especialista em economia brasileira do Bradesco.

Têxtil

As dificuldades que a indústria têxtil vem enfrentando com a carga tributária atraiu o escritório de advocacia gaúcho Scalzilli para o setor. Vários de seus advogados especializaram-se no segmento e oferecem soluções no âmbito tributário.

Um bilhão

A Green Card emitiu, em 2015, mais de R$ 1 bilhão através de seus produtos, os cartões Green Card Alimentação e Refeição, Combustível e Cultura. O resultado é 18% superior ao obtido em 2014, sendo que, para o ano corrente, a empresa projeta crescimento de 22%. Gaúcha com atuação nacional, a Green Card também conquistou 1.797 novos contratos ao longo do ano passado e cadastrou mais de 9.500 pontos para o recebimento de seus cartões.

Gadolando

O volume de Registros Genealógicos efetuados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em 2015 apresentou incremento de 8,05% em relação a 2014. Somando os 53 machos com as 10.575 fêmeas, 2014 fechou com 10.575 animais registrados, enquanto em 2015 foram 48 machos e 11.435 fêmeas, totalizando 11.483 animais. O presidente da Gadolando, Marcos Tang, credita o aumento ao trabalho da equipe e à conscientização dos criadores, que passaram a ver o registro como investimento que valoriza o rebanho.

Acolhimento

A partir de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre contará com uma Casa de Passagem destinada a hospedar pacientes e seus familiares em tratamento na instituição, oriundos do interior do Rio Grande do Sul e de outros estados e integrantes das classes menos favorecidas da população. A Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã doou à Irmandade da Santa Casa um imóvel situado na rua Vigário José Inácio, esquina com a rua Jerônimo Coelho, no Centro de Porto Alegre, com quatro andares e dotado de 60 quartos, 40 deles com banheiros privativos, que será transformado na Casa de Passagem Madre Ana da Santa Casa.

CEEE

O Grupo CEEE pretende manter os seus investimentos fundamentais, apesar dos obstáculos enfrentados para a obtenção de empréstimo. Conforme o presidente da estatal gaúcha, Paulo de Tarso Pinheiro, em função do ajuste macroeconômico do governo federal, o Grupo CEEE perdeu cerca de R$ 350 milhões em capacidade de financiamento com o Bndes e recursos orçamentários. A companhia está buscando outras opções com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Francesa de Desenvolvimento e Caixa Econômica Federal, entre outras.