Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

A voz do Pastor

- Publicada em 11 de Fevereiro de 2016 às 00:36

Quaresma: misericórdia e fraternidade

O tempo da quaresma se inicia com um grande convite: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Este convite traz em si uma admoestação: "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás".
O tempo da quaresma se inicia com um grande convite: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Este convite traz em si uma admoestação: "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás".
A comunidade de fé inicia sua preparação para a festa da Páscoa, desejosa de, a partir deste convite e desta admoestação, unir-se mais intimamente ao seu Senhor e mestre. Trata-se de um itinerário realizado na fé e que nos recorda a verdade acerca da existência humana: somos frágeis e precisamos sempre e de novo reencontrar nossa origem, atentos ao nosso objetivo: Deus!
No Brasil, durante a quaresma, se celebra a Campanha da Fraternidade. Neste ano, juntamente com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil e a Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento na América Latina, África e Ásia, está sendo proposta uma reflexão ecumênica sobre nossa responsabilidade para com a Casa Comum.
O lema da Campanha da Fraternidade deste ano é: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24).
O objetivo geral da campanha é "assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum". Os objetivos específicos são: "unir igrejas, expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico; estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico; incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente a água; apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico; acompanhar a elaboração e a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico; desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto; denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado; desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas".
O tema da Campanha da Fraternidade é "Saneamento Básico". Trata-se de uma urgência nacional. Os serviços de saneamento básico são essenciais para evitar a proliferação de doenças. Onde faltam tais serviços, os pobres são os que mais sofrem.
Na realidade nacional nem todos têm, por exemplo, acesso à agua potável e saudável. Este é um elemento fundamental em qualquer projeto de saneamento básico. Isso "é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos".
O cuidado com a Casa Comum exige uma mudança profunda na forma como nos relacionamos com os recursos naturais. Garantir um planeta sustentável para as futuras gerações requer a adoção de novas práticas.
Cuidar da Casa Comum pode ser compreendido como uma obra de misericórdia. Afinal, o ser humano faz parte de um todo maior. E a atual "aliança entre economia e tecnologia acaba por deixar de fora tudo o que não faz parte dos seus interesses imediatos". É urgente a necessidade de promover o cuidado para com todo o ambiente. Disso depende o futuro não só do ser humano, mas também de todo o planeta.
O tempo da quaresma é propício para, a partir do Evangelho de Jesus Cristo, promover a reflexão sobre o comportamento pessoal e social, a qualidade das ações em defesa e promoção da vida em todas as suas expressões.
A coragem para avaliar comportamentos e rever atitudes é condição para a celebração da festa da vida: a Páscoa!
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO