Porto Alegre, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016. Atualizado �s 19h18.
Anivers�rio da Casa da Moeda do Brasil.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
27°C
34�C
22�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9820 3,9840 1,21%
Turismo/SP 3,7500 4,0900 1,48%
Paralelo/SP 3,7500 4,0900 1,48%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Festival Not�cia da edi��o impressa de 12/02/2016. Alterada em 11/02 �s 18h06min

Segunda edi��o do Gramado in Concert come�a nesta sexta-feira

Leandro gonzales/DIVULGA��O/JC
Segunda edi��o do Gramado in Concert come�a nesta sexta-feira

Caroline da Silva

Os próximos dias serão embalados pela música erudita em Gramado. Concertos e recitais acontecem a partir desta sexta-feira, pelas manhãs, tardes e noites, em diversos locais da cidade serrana. Trata-se do 2º Gramado in Concert, que ocorre até 21 de fevereiro, totalmente gratuito.
Após a realização do Gramado Fantasia, este é o novo evento da grade cultural do município turístico para o período do verão. Além das apresentações abertas ao público local e visitantes, o festival também se caracteriza pela função pedagógica, oferecendo aulas de prática de orquestra, com professores de diferentes formações, para alunos que vêm de todo o País. Essas atividades acontecerão na Escola Santos Dumont, no Expogramado (centro municipal de feiras e eventos) e no Janz Team da cidade, que também vai hospedar os estudantes de fora.
Neste ano, também há uma novidade. Será apresentada aos espectadores a obra vencedora do primeiro Concurso de Composição Erudita. O trombonista Dimas Artur da Silva - nascido em Recife, mas estabelecido em Santa Maria - receberá premiação em dinheiro e a oportunidade de ver a sua Nhanderuvuçu executada pela Orquestra Sinfônica do Gramado in Concert no dia 20 de fevereiro, às 20h, no ExpoGramado.
"Sempre quero seguir a linha nacionalista no meu trabalho, falando sobre tudo o que se relaciona a lendas folclóricas e ao Sul do Brasil. Nhanderuvuçu é considerado o deus supremo na mitologia tupi-guarani, e o meu poema sinfônico retrata o temor dos indígenas frente ao poder desse deus, assim como as suas várias faces, quanto à ira, benevolência e amor", conta o músico.
Ao todo, foram 17 obras sinfônicas concorrentes. Representantes de Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram suas obras avaliadas pela comissão composta por Linus Lerner, Alfredo Jacinto de Barros, Fernando Lewis de Mattos, Arthur Barbosa Neto, Richard White e Michael Kiefer.
"É um evento cultural, mas para nós tem também um viés turístico. É uma promoção para complementar nossa programação", esclarece a secretária Rosa Helena Volk. E assim elegeu-se a música erudita para figurar em fevereiro. "Foi um sucesso, além da conta. Todos os espetáculos do ano passado estavam lotados", afirma a gestora da pasta municipal de Turismo.
Foi realizada uma parceria da Secretaria com o Hotel Urbano - agência oficial do festival e que vendeu milhares de pacotes turísticos para o evento. Ainda foi elaborado um projeto para a Lei de Incentivo à Cultura, e os apoiadores vieram através deste meio de fomento. "E temos participação de contrapartida do município para a realização. Não é um grande orçamento, mas fizemos parcerias com a hotelaria e com a Avianca, a patrocinadora aérea oficial", complementa Rosa Helena.
A secretária também destaca a presença dos três diretores artísticos. "Allan John Lino é diretor da Orquestra Sinfônicade Gramado, que criamos em 2011. É ela que nos dá a base, a sustentação, para poder realizar o evento Gramado In Concert. Ele veio de Minas Gerais para morar em Gramado, tocava violino nos restaurantes, tem uma história bonita", relata. Maestro da Banda Sinfônica do Festival, Leandro Sarafim é gramadense: "Nasceu no bairro Piratini, que é bem popular. Sempre com um amor grande pela música, estudou muito, fez concursos, hoje é professor titular da Universidade Federal do Ceará, tem mestrado e é doutorando em Música".
Por fim, Rosa Helena fala sobre Linus Lerner: "É gaúcho, de Novo Hamburgo, mas há mais de 20 anos está nos Estados Unidos. Rege no mundo inteiro e é diretor do Festival de Ópera de Oaxaca, no México". Ele também mantém os cargos de diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona, em Tucson, e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, as duas atrações do concerto deste domingo, às 20h, no ExpoGramado.
As apresentações musicais serão realizados na Rua Coberta, no ExpoGramado (Borges de Medeiros, 4.111), no Teatro Elisabeth Rosenfeld (auditório da Câmara dos Vereadores) e nas igrejas da região (Matriz de São Pedro, no Centro, e Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piratini). A programação completa pode ser acessada no site www.gramadoinconcert.com.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo