Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 25 de Fevereiro de 2016 às 16:20

Banho de loja

aut_5396.jpg

aut_5396.jpg


VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO/JC
A nova estética reforça o caráter, a força e a esportividade do hatchback e do sedã, usando elementos que valorizam as suas proporções. Para-choques, faróis e lanternas são novos e de perfil horizontal, causando a impressão de os carros estarem mais largos e baixos. Um novo vinco lateral contorna quase toda a carroceria dos automóveis, que ganharam cores inéditas e rodas exclusivas.
A nova estética reforça o caráter, a força e a esportividade do hatchback e do sedã, usando elementos que valorizam as suas proporções. Para-choques, faróis e lanternas são novos e de perfil horizontal, causando a impressão de os carros estarem mais largos e baixos. Um novo vinco lateral contorna quase toda a carroceria dos automóveis, que ganharam cores inéditas e rodas exclusivas.
No caso do Gol, houve ainda significativas mudanças na parte traseira. A tampa exibe desenho mais reto, com duas linhas que se conectam com o interior das lanternas, que ficaram maiores em relação ao modelo anterior. Para acomodar essas lanternas, foi projetado um novo para-choque traseiro. Para completar, o vidro traseiro também possui novo formato.
Internamente, Gol e Voyage apresentam uma arquitetura bastante reformulada. Um novo volante multifuncional, semelhante ao usado no Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação à cabine dos veículos.
Todas as linhas que compõem o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. O quadro de instrumentos também é inteiramente novo e recebeu iluminação branca de LEDs.
A modernização do habitáculo de Gol e Voyage envolve, ainda, a adoção do novo sistema de infoentretenimento App-Connect da Volkswagen. Esse dispositivo permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque, através das plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
A central multimídia funciona em tela colorida de alta definição com 6,33 polegadas, que proporciona excelente visualização e interatividade, além de oferecer leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. O usuário pode, inclusive, responder por comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS pelo sistema.
Os novos Gol e Voyage serão equipados, nas versões de entrada, com uma evolução do motor 1.0 de três cilindros Total Flex da Volkswagen, cuja eficiência energética aumentou até 11% em relação ao desenvolvimento anterior. Sua potência máxima é de 75 cv, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv, com etanol, sempre a 6.250 rpm. O torque máximo bate em 95,1 Nm com gasolina e em 101,9 Nm com etanol, na faixa de 3.000 a 3.800 giros.
Para as versões superiores, Gol e Voyage contam com o propulsor 1.6 Total Flex, que rende 104 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, ambas a 5.250 rpm. O torque máximo, por sua vez, varia de 151 Nm com gasolina a 153 Nm com etanol, sempre a 2.500 giros.
Esse 1.6 sofreu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, as quais viabilizaram menor consumo de combustível. Os motores podem vir associados ao câmbio manual de cinco marchas ou à transmissão automatizada I-Motion, dependendo da versão.
Para completar, a lista de itens de série foi reforçada nos novos Gol e Voyage. Eles agora vêm, desde as configurações de entrada, com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O hatch traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO