Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Convenção Nacional

- Publicada em 19 de Janeiro de 2016 às 19:07

Michel Temer discute o comando do PMDB

Michel Temer descarta favorecimento em articulação de Eduardo Cunha

Michel Temer descarta favorecimento em articulação de Eduardo Cunha


EVARISTO SA/AFP/JC
Na tentativa de chegar a um consenso que evite uma disputa pelo comando nacional do PMDB, o vice-presidente Michel Temer cedeu aos pedidos da bancada do partido no Senado e aceitou discutir uma reformulação dos principais postos da cúpula nacional da legenda.
Na tentativa de chegar a um consenso que evite uma disputa pelo comando nacional do PMDB, o vice-presidente Michel Temer cedeu aos pedidos da bancada do partido no Senado e aceitou discutir uma reformulação dos principais postos da cúpula nacional da legenda.
Em encontro na noite desta segunda-feira, o peemedebista pediu ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) que apresente um desenho de rearranjo, cujo objetivo é contemplar o grupo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e impedir que seja lançada uma candidatura adversária à do vice-presidente, que está à frente do partido desde 2005.
No encontro, ficou acertado também que Jucá tentará reconstruir a ponte entre o vice-presidente e o Senado, rachada desde o final do ano passado.
Os aliados de Renan Calheiros têm feito uma lista de exigências para apoiar a recondução do vice-presidente na convenção nacional do partido, marcada para março.
Além da designação de Romero Jucá (RR) para a primeira vice-presidência do PMDB, eles almejam o posto de presidente do Senado para Eunício Oliveira (CE), atualmente na tesouraria.
Atual primeiro vice-presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RR) corre por fora para se manter no cargo. No entanto, peemedebistas já consideram que ele poderá ser realocado no comando da Fundação Ulysses Guimarães, entidade partidária responsável pela formação da sigla e com destaque na Executiva Nacional.
A proposta, no entanto, encontra resistência de Michel Temer, que tem hoje à frente da entidade partidária um de seus maiores aliados, Moreira Franco.
Em busca de um acordo, Raupp também tem defendido a proibição da reeleição para o cargo de presidente nacional do PMDB, o que obrigaria a uma renovação em 2018.
Uma decisão nesse sentido teria de passar pela aprovação da convenção nacional do PMDB. Os aliados do vice-presidente lembram, no entanto, que a proibição da reeleição teria de valer também para todos os cargos da Executiva Nacional do PMDB. 

Recém-chegada à legenda, Marta Suplicy será a grande estrela do programa partidário de TV

Principal aposta do PMDB para a disputa municipal deste ano e recém-chegada na legenda, a senadora Marta Suplicy (SP) será a grande estrela do programa partidário previsto para ir ao ar, em cadeia nacional de rádio e TV, no próximo mês. "Ela vai ter uma participação maior. Ela é a grande novidade e a grande aposta do PMDB. Com a saída do Datena da disputa, acho que ela ganha uns cinco pontos, uma vez que ele também disputaria o voto de periferia", disse o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, responsável pela produção do programa. Nesta segunda-feira, o apresentador José Luiz Datena afirmou que desistiu de ser candidato pelo PP.
Segundo Mouco, a imagem de Marta vai reforçar uma das mensagens centrais que o partido pretende passar, que é a necessidade de se fortalecer o federalismo. "A atuação dela como prefeita reforça essa questão da federalização, porque ela conseguiu comprometer grande parte do orçamento na questão da tarifa única de ônibus."