Porto Alegre, segunda-feira, 25 de janeiro de 2016. Atualizado às 00h22.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1080 4,1100 1,34%
Turismo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
Paralelo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Infraestrutura Notícia da edição impressa de 22/01/2016. Alterada em 21/01 às 21h30min

Obra da Severo Dullius será entregue em 2017

ANTONIO PAZ/JC
Prefeito José Fortunati vistoriou andamento dos trabalhos nesta quinta-feira

Suzy Scarton

O trajeto que promete facilitar a vida dos motoristas que trafegam em direção à zona Norte da Capital será entregue somente no começo de 2017. Essa é a previsão de término das obras da avenida Severo Dullius, próxima ao aeroporto Salgado Filho. Iniciada em setembro de 2015, a intervenção enfrentou entraves devido ao licenciamento ambiental e a via ficou um tempo sem poder ser acessada, devido às enchentes. A extensão total da obra é de 1,9 quilômetro, e o investimento, de R$ 69 milhões.
Na tarde desta quinta-feira, o prefeito José Fortunati vistoriou o local. Ele estima que as duas pistas, com fluxo nos dois sentidos, eliminem 30% do tráfego atual concentrado na avenida Sertório, principal via de acesso à zona Norte. "Além de ser uma área de banhado, foram encontrados três metros de profundidade de lixo. Tivemos de alterar o projeto original, modificando o traçado da obra", comentou Fortunati. O trajeto original passava por uma parte do antigo aterro sanitário da zona Norte, tornando o projeto inviável do ponto de vista ambiental. Agora, ainda restam entraves judiciais a respeito de desapropriações entre proprietários e prefeitura. Além disso, de acordo com o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, a obra já alcançou um patamar que permite que eventuais chuvas ou enchentes não a atrapalhem. "Teremos condições de continuar trabalhando", garantiu.
Atualmente, está sendo executada a base da futura via, constituída de aterro formado por rachão, geogrelha e solo importado. No local, estão sendo realizadas escavações e a preparação da base para a construção de uma das pontes, de 88 metros, que será implantada sobre o arroio Areia, junto à avenida Dique. Também será feita a retificação do arroio e a implantação de uma rede completa de macrodrenagem, constituída de galerias e tubos de concreto.
A implantação do trecho da rua Dona Alzira, que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada, já foi concluída. Quando terminado, o local, cuja construção é responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Procon, CC Pavimentadora e Toniolo Busnello, contará com duas pistas com duas faixas de fluxo cada uma. No trecho, serão implantadas duas pontes, e a avenida terá uma ciclovia e um passeio de pedestres com quatro metros de largura.


COMENTÁRIOS
Sergio - 22/01/2016 09h20min
Mais uma a vez vemos a incompetência na contratação de obras públicas, a empresa contratada para análise de solo não viu estes problemas, fez a avaliação durante a noite? ou foi só negação q nem a obra da Anita, da Ceará? ???Êta Porto Alegre !!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Dragagem do rio Gravataí deve ser retomada Duplicação da BR-116 está com 44% das obras paralisadas
A paralisação é justificada pelo Dnit por problemas pontuais das empresas contratadas. As construtoras preferiram não se pronunciar
Sulgás amplia malha de gasodutos no Estado Dois meses após muro do Julinho desabar, tijolos continuam no chão

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo