Empresário Eduardo Bier conta como busca o equilíbrio à frente da cervejaria e rede de restaurantes Dado Bier - sem deixar de lado a paixão pelo surfe

A importância do tempo off para o benefício dos negócios


Empresário Eduardo Bier conta como busca o equilíbrio à frente da cervejaria e rede de restaurantes Dado Bier - sem deixar de lado a paixão pelo surfe

O que você faz enquanto não está trabalhando é combustível para as suas atividades profissionais. Fato. Saber disso e reservar espaço na rotina para parar, no entanto, é um desafio para muitas pessoas.
O que você faz enquanto não está trabalhando é combustível para as suas atividades profissionais. Fato. Saber disso e reservar espaço na rotina para parar, no entanto, é um desafio para muitas pessoas.
"Manter a disciplina, à medida que a gente dá paradas, é benéfico. Não só para nós mesmos, mas também para quem gosta da gente e para quem trabalha conosco", afirma Eduardo Bier, 50 anos, empresário e fundador da primeira microcervejaria do Brasil, reconhecido pela marca - quase homônima - Dado Bier, pioneira na cultura da cerveja artesanal no País.
Quando abriu a empresa, em 1995, Bier precisava viajar muito para conhecer os processos de produção e equipamentos. Hoje, a marca produz 10 tipos de cervejas especiais e tem seis restaurantes de alto padrão na capital gaúcha - que no ano passado atenderam cerca de 830 mil pessoas. Eduardo também se envolve com outros pequenos negócios que não são ligados à Dado Bier. Além das tarefas empresariais, mantém uma vez por semana, de forma voluntária, vínculo com o Conselho Administrativo do Hospital Moinhos de Vento, onde assume como presidente a partir de março. Ou seja, é trabalho para caramba.
No meio disso tudo, porém, pouca gente sabe que sua vida profissional começou no esporte que pratica até hoje concomitantemente à rotina: o surfe.
O início de Eduardo no surfe, em 1971
Bier começou a surfar muito cedo, aos seis anos de idade. Ele faz parte da segunda geração de surfistas gaúchos - quem trouxe o esporte para o Rio Grande do Sul, aliás, foi o seu tio e também empresário, Jorge Gerdau. A primeira competição de Bier foi em 1972, na Praia da Guarita, em Torres. Dos 16 aos 20 anos, levou o surfe profissionalmente, como competidor. E segue praticando. Ao menos duas vezes ao mês vai à praia.
Veja abaixo a análise de Dado sobre o surfe brasileiro atual:
"A relevância do esporte na minha vida é absoluta. Aprendi muita coisa com o surfe como atitude de vida, simplicidade, humildade. A própria relação com o mar é muito forte, de muita energia e respeito. A gente fica pequenininho, isso nos traz à nossa devida relevância", exclama Dado.
Com maturidade profissional o suficiente para administrar todas estas questões, Bier passou a tratar o próprio lazer como uma questão de prioridade. Viagens de férias, por exemplo, tenta fazer duas por ano. E atividades físicas são compromisso como qualquer outro na sua agenda de trabalho.
"Para poder praticar o surfe, eu preciso manter algum condicionamento físico. É um esporte muito exigente neste ponto. Então, eu pratico natação e mantenho um trabalho de academia muito regrado. Há 17 anos, frequento a mesma academia", conta. "E sempre achei isso absolutamente adequado e razoável", complementa.
A carreira como empresário também começou com o surfe, como representante de pranchas, roupas e acessórios. Em seguida, abriu a loja Water Town (abaixo), que ficava na avenida Goethe, em Porto Alegre, primeiro empreendimento de Dado.
A primeira empresa de Dado foi uma loja de artigos de surfe, Water Town
O empresário recomenda atenção aos círculos viciosos, por isso a disciplina em fazer paradas. "Tenho procurado sempre pensar em ser eficaz. É sempre mais importante a qualidade do teu trabalho do que a quantidade, isso é óbvio. Já fui, mas hoje estou distante de ser workaholic", sustenta.
Nesse caminho, o autoconhecimento é o que guia as escolhas. "O que funciona para um, não funciona para o outro. Eu procurei descobrir as minhas crenças, os meus formatos e os meus caminhos para me sentir bem."
 crédito Eduardo Bier Arquivo Pessoal