A import�ncia de investir em Gest�o de Conhecimento

Atualizado em 22/01/2016 09:31

Quanto uma empresa deve investir em gestão do conhecimento e como dimensionar esse valor? Para responder essas questões, precisamos inicialmente conceituar conhecimento, sua gestão e sua utilização. Conhecimento é o ativo de maior valor que uma empresa pode ter. Reparem que utilizei o termo conhecimento e não informação, que o relacionei a um ativo e que também escrevi "pode ter" em vez de "têm". Isto porque conhecimento é totalmente diferente de informação e para possuí-lo a empresa precisa se organizar e se preparar para isso.
Nunca se teve acesso tão fácil à informação como atualmente (qualquer ferramenta de busca na internet responde, normalmente, a uma pesquisa com milhares de documentos, num tempo dificilmente superior a um segundo), o que não quer dizer que as empresas estão mais eficientes ou produtivas do que há 10 anos. Então para que serve tanta informação?
A identificação exata das informações relevantes, e principalmente sua utilização prática incorporada aos produtos e serviços de uma empresa, é que vai alavancá-la no mercado. As informações somente terão utilidade se forem avaliadas, tratadas, organizadas, distribuídas internamente e sua utilização prática, incentivada. As informações assim selecionadas representam o conhecimento das empresas e o processo compreendido entre sua identificação até sua utilização prática é a gestão desse conhecimento.
Fazendo uma analogia com os ativos tangíveis de uma empresa, a decisão de investimentos nesses ativos normalmente tem como objetivo o aumento e otimização da produção; a minimização dos custos de produção; a fabricação de novos produtos; a incorporação de inovações tecnológicas, ou seja, a criação de uma vantagem competitiva de seus produtos em relação à concorrência.
O "ativo" do qual estamos falando é o seguinte: conhecer o mercado melhor que os outros e reagir mais rapidamente a ele; conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência; conhecer e incorporar rapidamente as inovações tecnológicas em seus produtos; saber exatamente onde e como estão organizados os dados e informações pertencentes à empresa e, finalmente, conhecer as pessoas que detêm conhecimento relevante para a empresa.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Jos� Paulo Graciotti � consultor com 27 anos de experi�ncia na implanta��o e gest�o de escrit�rios de advocacia Foto: Cristian Domingues/Divulga��o/JC

Jos� Paulo Graciotti

Consultor com 27 anos de experi�ncia na implanta��o e gest�o de escrit�rios de advocacia
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais