Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 28 de Janeiro de 2016 às 18:43

Petrobras reduz diretorias e estima corte de R$ 1,8 bilhão

 The headquarters of Brazil's state-owned oil company Petrobras FACHADA in the center of Rio de Janeiro, on January 21, 2016. Petrobras shares on Brazil's stock market have plunged to a 13-year low.  AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA

The headquarters of Brazil's state-owned oil company Petrobras FACHADA in the center of Rio de Janeiro, on January 21, 2016. Petrobras shares on Brazil's stock market have plunged to a 13-year low. AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA


VANDERLEI ALMEIDA/AFP/JC
A Petrobras confirmou, nesta quinta-feira, que seu conselho de administração aprovou a revisão do modelo de gestão e governança. Houve redução do número de diretorias, de sete para seis.
A Petrobras confirmou, nesta quinta-feira, que seu conselho de administração aprovou a revisão do modelo de gestão e governança. Houve redução do número de diretorias, de sete para seis.
Agora, a estrutura da estatal petroleira passa a ser composta pelas diretorias de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia; Exploração & Produção; Refino e Gás Natural; Financeiro e Relações com Investidores; Recursos Humanos, SMS e Serviços; e Governança, Risco e Conformidade.
"A revisão do modelo ocorre em função da necessidade de alinhamento da organização à nova realidade do setor de óleo e gás e da priorização da rentabilidade e disciplina de capital, além de fortalecer a governança da companhia através de maior controle e conformidade nos processos e da ampliação dos níveis de responsabilização dos executivos", justificou a Petrobras, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A reestruturação envolve a fusão de áreas, centralização de atividades, novos critérios para a indicação de gerentes executivos e responsabilização formal de gestores por resultados e decisões.
O conjunto dessas iniciativas, conforme o documento enviado pela estatal, ocasionará uma diminuição de custos que poderá alcançar R$ 1,8 bilhão por ano. Haverá uma redução estimada de 30% do número de funções gerenciais em áreas não operacionais. Atualmente, a Petrobras possui 7,5 mil funções de gerentes aprovadas, sendo 5,3 mil em áreas não operacionais.
Serão criados seis comitês técnicos estatutários compostos por gerentes executivos, que terão a função de analisar previamente e emitir recomendações sobre os temas que serão deliberados pelos diretores, que serão corresponsáveis nos processos decisórios.
Segundo a estatal, as mudanças resultam em alterações no estatuto social e serão submetidas à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas, ainda a ser convocada.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO