Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Indústria

- Publicada em 07 de Janeiro de 2016 às 17:13

Indústrias operam 19,2% abaixo do pico histórico

Atividade móveis e eletrodomésticos contribuiu com o índice negativo

Atividade móveis e eletrodomésticos contribuiu com o índice negativo


GUSTAVO MAGNUSSON/AE/JC
A indústria brasileira está operando 19,2% abaixo do pico histórico, atingido em junho de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o patamar registrado em novembro de 2015 é semelhante ao observado em janeiro de 2009, quando a indústria ainda sentia os impactos mais agudos da crise internacional detonada no ano anterior.
A indústria brasileira está operando 19,2% abaixo do pico histórico, atingido em junho de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o patamar registrado em novembro de 2015 é semelhante ao observado em janeiro de 2009, quando a indústria ainda sentia os impactos mais agudos da crise internacional detonada no ano anterior.
Em novembro, a produção recuou 2,4% em relação a outubro. Desde setembro de 2014, quando a indústria entrou em sua trajetória mais negativa no período recente, foram 12 quedas em 15 meses. No período, a retração acumulada chega a 13,6%.
O resultado negativo na produção industrial em novembro ante outubro contribuiu para selar outro recorde na série do IBGE. A queda de 2,4% no período foi a sexta consecutiva, uma sequência inédita na pesquisa iniciada em 2002.
"Nunca se tinha visto uma sequência tão grande", frisou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. De junho a novembro, a indústria acumulou perda de 8,3%, apontou.
Macedo ressaltou, contudo, que já houve períodos negativos mais curtos em que a indústria mostrou perdas mais intensas, como logo após a crise mundial. Entre outubro e dezembro de 2008, a queda acumulada foi de 19,6%.
No confronto interanual, a sequência negativa da indústria vem apenas ampliando o recorde atingido no início deste ano. Em novembro, o recuo de 12,4% ante igual mês de 2014 foi o 21º consecutivo.
Os automóveis e os eletrodomésticos intensificaram o ritmo de queda na produção na reta final de ano, de acordo com o IBGE. No período de setembro a novembro, o primeiro registrou queda de 34,2%, enquanto o segundo caiu 22,5%, sempre na comparação com igual período de 2014.
No caso de automóveis, a queda é o triplo da verificada entre maio e agosto deste ano, quando houve baixa de 10,2% na produção ante igual período de 2014. Nos eletrodomésticos, o recuo já havia sido intenso no segundo quadrimestre de 2015: -19,2%.
Tanto os artigos de linha branca quanto os de linha marrom acompanham essa intensificação de perdas. Segundo André Macedo, todos os bens de consumo duráveis têm sofrido diante do cenário econômico pouco favorável.
"Na base disso, além do baixo nível de confiança do consumidor, que mostra ter dúvida sobre realizar aquele investimento, tem o crédito mais caro e mais escasso, afetando de maneira importante essa categoria econômica. Tem também o mercado de trabalho menos favorável do que em anos anteriores, renda evoluindo de forma mais lenta e inflação maior", explicou.
Sem enxergar melhora na demanda, os empresários também adiam investimentos, o que explica a repercussão sobre outra categoria, a de bens de capital. Entre setembro e novembro, a produção desses artigos recuou 31,7% em relação a igual período do ano passado, recuo mais expressivo que os 26,1% registrados no segundo quadrimestre do ano.
"O baixo nível de confiança do empresariado explica muito esse resultado", disse Macedo. "A incerteza, tanto no nível econômico quanto político, causa entre os empresários o adiamento de investimentos."
Apesar de ser uma notícia positiva, a alta de 1,3% na produção de veículos em novembro ante outubro não causou entusiasmo, uma vez que não compensa sequer a perda vista em outubro ante setembro (-3,1%), destacou Macedo. Além disso, o setor já vinha em retração desde agosto, período em que acumulou perda de 19,2%.
Os principais produtos continuam no vermelho, apontou Macedo. "Automóveis e caminhões mostram queda na passagem de outubro para novembro. A alta é mais relacionada à parte de autopeças", disse.
"Muito desse resultado positivo se deve claramente a uma base de comparação muito depreciada. O setor ainda mantém estoques acima de seu padrão habitual e, por isso, apresenta redução de jornadas de trabalho, cortes de turnos e adoção de lay-off (suspensão temporária de contratos)", acrescentou.
No acumulado no ano, a produção de veículos registra perda de 25,6%, o principal impacto negativo na indústria como um todo, que recua 8,1%.

Câmbio auxiliou alguns segmentos

A desvalorização do real ante o dólar continua beneficiando o setor de celulose, que tem alto viés de exportação, destacou Macedo. Entre setembro e novembro, os artigos de celulose dentro de bens intermediários registraram avanço de 9,2% na produção ante igual período de 2014. "É um produto com viés significativo para o mercado externo e está num momento favorável", disse Macedo.
Apesar disso, o ritmo de alta diminuiu em relação ao segundo quadrimestre do ano (maio a agosto), quando o crescimento foi de 11,6% ante igual período do ano passado. "Pode ser que tenha havido redução momentânea da produção na margem, mas a direção ao mercado externo justifica muito o fato de ela (celulose) ter comportamento distinto", disse o gerente.
Aves, carnes e minerais não metálicos também têm sido beneficiados pelo câmbio, mas esses desempenhos são insuficientes para reverter a trajetória negativa das atividades em que se inserem. "A melhora é insuficiente para reverter o comportamento negativo na indústria como um todo", acrescentou Macedo.
Por outro lado, a indústria farmacêutica tem sentido os reflexos negativos da alta do dólar. Como os insumos do setor são, na maioria, importados, os custos aumentaram. A consequência é uma queda de 10,1% na produção entre setembro e novembro ante igual período de 2014.

Desastre em Mariana impactou mais o extrativismo do que greve de petroleiros

Rompimento de barragem afetou a produção de minério de ferro

Rompimento de barragem afetou a produção de minério de ferro


ANTONIO CRUZ/ABR/JC
O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco em Mariana (MG) no início de novembro representou o principal impacto negativo sobre a indústria extrativa no mês, já que o acidente paralisou a produção da empresa, afirmou André Macedo. O efeito do desastre foi maior até do que a greve de petroleiros ligados à Petrobras, que afetou a extração e o refino de petróleo também em novembro.
Ao todo, o setor extrativo registrou queda de 10,9% na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais. Essa redução foi crucial para que o resultado total da indústria aprofundasse a queda em novembro. A indústria extrativa responde por cerca de 11% da atividade industrial.
"O setor extrativo foi afetado pela greve de petroleiros e, numa escala bem maior, pelo desastre em Mariana. O acidente afetou a produção de minério de ferro, tanto bruto quanto pelotizado, e traz impacto bastante significativo", disse Macedo. O peso da produção de minério de ferro é maior do que o de petróleo dentro do setor extrativo.
Por outro lado, a paralisação dos petroleiros também interferiu no resultado, pois a produção de petróleo e gás ficou parada por cerca de 20 dias. No auge, afetou as atividades de mais de 50 unidades de produção. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram 355 mil barris de óleo equivalente produzidos a menos, segundo a média diária.
Na comparação com novembro de 2014, a indústria extrativa apresentou uma redução de 10,5%. Apesar de um novembro ruim para a indústria extrativa, a atividade é a única dentre os 26 setores investigados pelo IBGE que ainda se mantém no positivo no acumulado no ano. A produção tem alta de 4,7% entre janeiro e novembro contra igual período de 2014.