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Economia

- Publicada em 06 de Janeiro de 2016 às 10:52

Telefonia lidera reclamações no Procon de Porto Alegre em 2015

Empresas de telefonia foram as campeãs de reclamações no Procon

Empresas de telefonia foram as campeãs de reclamações no Procon


JOÃO MATTOS/JC
O Procon de Porto Alegre registrou 24.158 reclamações ao longo de 2015. As campeãs foram as empresas do setor de telefonia, com 5.837 reclamações, ou 24,15% das queixas. Em segundo lugar, aparecem as empresas de TV a cabo, seguidas do setor de serviços e do setor de serviços bancários.
O Procon de Porto Alegre registrou 24.158 reclamações ao longo de 2015. As campeãs foram as empresas do setor de telefonia, com 5.837 reclamações, ou 24,15% das queixas. Em segundo lugar, aparecem as empresas de TV a cabo, seguidas do setor de serviços e do setor de serviços bancários.
No ranking anual de atendimento aparece em primeiro lugar a Oi, com 2.655 reclamações (10,99 %), seguida pela Claro, com 1.211 (5,01%), e pela Net, com 1.155 (4,78%).
Segundo o Procon, 85% do total das reclamações foram solucionados na primeira tentativa de conciliação do órgão com o fornecedor reclamado. Quando não há solução por meio da composição entre as partes, são abertos processos administrativos de apuração de irregularidades, que podem gerar multas e cassação de alvará.
No levantamento de dezembro, o Procon da Capital somou 2.728 queixas. A empresa mais reclamada foi a Oi, com 198 registros (7,26%). Em segundo lugar, a Claro aparece com 184 apontamentos (6,74%) e, em terceiro, a Net, com 159 (5,82%).
O ranking anual de empresas que receberam reclamações está disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre.
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