Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Janeiro de 2016 às 18:06

Novo Wi-Fi para objetos inteligentes terá dobro do alcance

A Wi-Fi Alliance, associação das empresas do ramo de internet sem fio, anunciou ontem uma nova versão de Wi-Fi, que será voltado principalmente para objetos smart.
A Wi-Fi Alliance, associação das empresas do ramo de internet sem fio, anunciou ontem uma nova versão de Wi-Fi, que será voltado principalmente para objetos smart.
Chamado de Wi-Fi HaLow (diz-se halo), a nova rede será transmitida em um espectro menor de banda (900 MHz contra de 2.4 GHz a 5 GHz da atual), o que permite um alcance duas vezes maior e menos interferência - como de paredes - no sinal.
Apesar do alcance, a conexão não será tão poderosa, servindo apenas para ligar os aparelhos à web. A ideia, portanto, não é usar uma geladeira inteligente para acessar sites.
O novo tipo de rede será destinado a objetos que tenham bateria pequena ou não precisam ficar o tempo todo na tomada nem serem recarregados constantemente. É o caso de carros, equipamentos médicos digitais, geladeiras, câmeras de segurança, gadgets para a casa e os chamados itens vestíveis, como relógios inteligentes.
Esses aparatos, hoje, funcionam com tecnologia bluetooth para conexão, que terá a concorrência do novo Wi-Fi. O HaLow, assim, é uma resposta da associação à principal reclamação dos desenvolvedores de objetos smart, que é o alto consumo de energia que a internet sem fio necessita.
Segundo a aliança, o Wi-Fi HaLow funcionará de forma muito parecida à do Wi-Fi atual - e será complementar a ele. Objetos como smartphones e computadores continuarão se conectando à rede que já existe, enquanto a chamada internet das coisas, uma das tendências tecnológicas de 2016, usará a nova versão.
Os primeiros produtos certificados para operar com o novo Wi-Fi devem ser comercializados só em 2018 - ainda que haja a possibilidade de a tecnologia ser implantada antes disso.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO