Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 07 de Janeiro de 2016 às 18:12

A volta ao presente I


ANTONIO PAZ/JC
Uma aluna da Faculdade de Engenharia de Minas da Ufrgs achou algumas páginas do JC de 13 de fevereiro de 1984 no interior de uma mina de cobre desativada em Caçapava do Sul. Lê-se também que a barragem/eclusa de Bom Retiro do Sul era administrada pela "Hidrovia Lagoa dos Patos-Jacuí-Ibicuí". Nunca saiu do papel. A ideia original era do Conde D'Eu.
Uma aluna da Faculdade de Engenharia de Minas da Ufrgs achou algumas páginas do JC de 13 de fevereiro de 1984 no interior de uma mina de cobre desativada em Caçapava do Sul. Lê-se também que a barragem/eclusa de Bom Retiro do Sul era administrada pela "Hidrovia Lagoa dos Patos-Jacuí-Ibicuí". Nunca saiu do papel. A ideia original era do Conde D'Eu.

A volta ao presente II

O então presidente da Federasul, César Rogério Valente, estava convicto que os Estados Unidos ficariam apenas com as indústrias mais sofisticadas, "exportando" o resto. Por fim, o deputado estadual Jarbas Lima (PDS, hoje PP), líder do governo, defendia o parlamentarismo como solução para a crise nacional. Ou seja, a crise brasileira é eterna, salvo por breves períodos.
 

O governo não viu...

As sessões de autocrítica do governo tiveram um novo capítulo ontem. Depois da lambuzada do chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), a própria presidente Dilma Rousseff (PT) reconheceu que "o maior erro foi não ter visto que a crise era tão grande".
 

...a grande montanha

Antes tarde do que nunca, blá, blá, blá, mas é assustador que um governo inteiro e inclusive a chefe não tenham visto o que o dono do mercadinho do bairro vislumbrava: um Everest, há muito tempo. Era só ela ter lido um jornal de cabo a rabo por dia que teria a revelação.
 

Quem não é o maior...

 pg3 usina de itaipu - divulgação alexandre marchetti-itaipu binacional

pg3 usina de itaipu - divulgação alexandre marchetti-itaipu binacional


ALEXANDRE MARCHETTI/ITAIPU BINACIONAL/DIVULGAÇÃO/JC
...tem que ser o melhor. Mesmo com menor capacidade instalada, Itaipu Binacional (14 mil MW) produziu 2,5% a mais de energia que a de Três Gargantas, na China (22,4 mil MW), voltando a assumir a liderança mundial de energia elétrica limpa e renovável.
 

Fiat lux

Moradores da Estrada das Furnas, Porto Alegre, agradecem à página e à Smov pela colocação de luminárias na região, 24 horas depois do registro feito pelo colunista. Então, estamos todos felizes.
 

Os 12

Vice-prefeita de Jairo Jorge (PT), Beth Colombo vai contar com o apoio de 12 partidos para tentar se eleger para a prefeitura de Canoas. São eles PT, PP, PSB, PCdoB, PR, PPS, PRB, PSD, PV, Solidariedade, Pros e PSL. O PDT decidiu não estar no bloco. Beth define, até o final de março, em qual partido ficará.
 

Cinema do café

O belíssimo prédio do Cine Capitólio voltou a exibir uma boa seleção de filmes no ano passado. Agora, deve ser inaugurado um café no local. O problema é que as sessões foram suspensas por falta de projecionista, como apurou a repórter Bruna Oliveira.
 

Cachorródromo

É impressionante a mobilização de donos de animais de estimação que frequentam a área junto ao Monumento aos Açorianos para passear com seus cachorros. Foi instalado um tapume para a restauração da obra, mas a cerca do local foi retirada. O grupo está mobilizado e quer a manutenção do espaço cercado. Com a palavra, a Smam.
 

E&N 15 anos

O Empresas & Negócios (E&N) do Jornal do Comércio completa 15 anos nesta sexta-feira. A partir da segunda-feira, 11, o suplemento circula com um novo desenho gráfico, mais moderno, arejado e mais fácil de ler. Curiosamente, em sua primeira edição, em 8 de janeiro de 2001, o E&N estampava a seguinte manchete: "Mercado de Capitais espera nova redução de juros". Qualquer semelhança não é mera coincidência.
 

O golpe do tio

Estão de volta os e-mails de vigaristas que descobriram que você recebeu uma herança de milhões de dólares de um tio que perdeu seu rastro, mas que foi encontrado agora. Sempre há quem acredite. Como disse o empresário circense norte-americano P.T. Barnum por volta de 1900, nasce um otário por minuto.
 

Miúdas

  • ISRAEL nomeou uma liderança das colônias da Cisjordânia para embaixador no Brasil. Essa nem o MST sonhava.
  • MAL começou o ano e as remarcações preventivas já voltaram, mesmo com demanda fraca.
  • NA segunda-feira, o senador Paulo Paim vai proclamar (ou não) o Dia do Fico - no PT.
  • ESSA novela durou mais que as da Globo. Há até uma chance que ela tenha sobrevida.
  • AEROPORTO de Viracopos (SP) fechou 2015 com 10,325 milhões de passageiros transportados, 4,85% a mais que em 2014.