Porto Alegre, segunda-feira, 25 de janeiro de 2016. Atualizado �s 18h45.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
24°C
27�C
22�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,0952 4,0968 0,32%
Turismo/SP 3,8700 4,3200 0%
Paralelo/SP 3,8700 4,3200 0%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Porto Ver�o Alegre Not�cia da edi��o impressa de 26/01/2016. Alterada em 25/01 �s 19h15min

Mosaico c�nico no festival Porto Ver�o Alegre

MARCELO G. RIBEIRO/JC
C�ntia Ferrer, Jones Calisto e Oscar Simch na pe�a O bandej�o - A com�dia com carne a mais

O clima quente do verão porto-alegrense tem propagação também nos palcos dos teatros da cidade. Há 17 anos, o festival Porto Verão Alegre anima a temporada entre janeiro e fevereiro como opção de entretenimento para aqueles que não abandonam a selva de pedra em busca de sol, mar e brisa fresca. Esta terça-feira está recheada de atrações. O festival oferece cinco diversificadas produções.
A novidade é O bandejão - A comédia com carne a mais, que Oscar Simch (Homens de Perto) estreia no festival. Ele assina o texto e a direção, além das canções compostas especialmente para a peça, com produção musical de Térence Veras e coreografias de Liz Dias.
De hoje a sábado, a curta temporada será cumprida no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665), às 20h. Cíntia Ferrer (Lupi, O musical) e o humorista Jones Calisto (O espírito da coisa) completam o elenco, para interpretar figuras surpreendentes em quatro histórias da vida cotidiana: os Monstrinhos do Bem, Mãe Jacira, Dia familiar e Os Fradinhos. Com uma linguagem farsesca e elaborada, os três atores cantam, dançam e interpretam personagens, carregados de comicidade, ousadia e movimento.
A montagem conta ainda com ilustrações do designer gráfico Edgar Vasques e locuções do DJ e comunicador Piá. Edna Lima é a atriz contrarregra, e a cenografia e figurinos são de Mariane Collovini.
Música também estará presente nas apresentações de A doce bárbara - Maria Bethânia em cantoria. A interpretação de Antonio Carlos Falcão encarnando uma das principais cantoras do País ganha a companhia, no palco, dos músicos Alexandre Missel, Gugga Rays, Bruno Coelho e Greg Patrocínio. As sessões ocorrem hoje, amanhã e quinta-feira, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307), às 21h.
Este espetáculo foi concebido por Falcão há mais de 30 anos e faz parte do calendário cultural da Capital. A comédia musical narra a vida de uma cantora da MPB, inspirado na diva Maria Bethânia, com um texto que mistura ficção e realidade. Além da irmã de Caetano Veloso, o protagonista ainda imita Chico Buarque e brinca com um histriônico Ney Matogrosso (amparados pelas criações de Rô Cortinhas nos figurinos).
Ainda há atração para os admiradores do universo clown. Enfim sós coloca em cena dois palhaços, Julieto e Roliça (Fábio Castilhos e Melissa Dornelles). Eles compartilham situações inusitadas e engraçadas sobre o amor e a solidão. As questões que motivaram os atores (também autores) a montar o espetáculo e a história a ser contada se misturam.
Os palhaços insistem em se desencontrar até que o inevitável acontece. Após o encontro, os percalços da vida a dois trazem novas situações, envolvendo experiências do público e da própria biografia dos atores-palhaços que conduzem o jogo ao tragicômico. A montagem dirigida por Luciane Olendzki será encenada de hoje a quinta-feira, às 21h, na Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307).
Ida Celina, Mirna Spritzer, Valquíria Cardoso e Philipe Philippsen retornam ao palco com a premiada Língua Mãe.Mameloschn no Porto Verão Alegre. Vencedor na categoria Melhor Espetáculo do Prêmio Açorianos de Teatro 2015 e do 10º Braskem Em Cena na categoria melhor atriz (Mirna), o espetáculo será apresentado até quinta-feira, às 21h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Independência, 75). É a primeira vez que o público poderá conferir a peça fora do Goethe-Institut Porto Alegre, onde cumpriu duas temporadas.
O texto da jovem autora alemã Marianna Salzmann tem direção de Mirah Laline, mostrando a aproximação e distanciamento dos personagens, através do diálogo cáustico de um núcleo judaico. Três gerações de mulheres com muito em comum: são da mesma família; vivem sob o mesmo teto; possuem a mesma origem cultural. No entanto, se diferenciam no modo com veem o mundo, expressam seus anseios e lidam com suas origens.
Rô Cortinhas assina os figurinos; Rodrigo Shalako, o cenário, e Ricardo Vivian, a iluminação. O ator Philippsen também é responsável pela trilha sonora original, que executa ao vivo. 
Por fim, o Guri de Uruguaiana segue como opção também nesta terça-feira para os porto-alegrenses em busca de diversão. As apresentações no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311) vão até amanhã e encerram-se de 1 a 3 de fevereiro, sempre às 21h. Jair Kobe volta com seus casos e suas versões de clipes de sucesso da música pop. Para isso, conta com as participações dos atores Vitor Leal (Chuleador) e Luiz Antonio Dau (Licurgo, gaúcho emo).
COMENT�RIOS


DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo