Porto Alegre, segunda-feira, 25 de janeiro de 2016. Atualizado �s 00h22.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
25°C
32�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,1080 4,1100 1,34%
Turismo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
Paralelo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Giro R�pido Vinicius Ferlauto


Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 22/01/2016

Maior exportadora de ve�culos

A Volkswagen do Brasil foi a maior exportadora de veículos em 2015, com um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pela indústria automotiva local, que teve aumento de 24,8% nas exportações, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Segundo a entidade, o setor como um todo exportou 416.955 unidades em 2015, das quais a Volkswagen respondeu por 30%.

Origem paulista

A Ford atingiu o marco de 200 mil unidades produzidas do New Fiesta na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), menos de três anos após o lançamento do hatch global no Brasil. Desse total, cerca de 82% foram destinadas ao mercado interno, e as demais exportadas para a América do Sul. Esse volume só compreende o período no ABC paulista, uma vez que o Fiesta anteriormente era fabricado em Camaçari, na Bahia.

Consolidação da marca

Com uma linha de veículos para o transporte urbano de passageiros e de fretamento, a Iveco Bus deu um importante passo na consolidação da marca no Brasil ao encerrar 2015 com um aumento de 62,4% no número de licenciamentos em relação ao ano anterior. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores mostraram que 1.187 veículos da montadora foram emplacados no ano passado, contra 731 em 2014.

Projeto social

A Ford expandiu o Projeto Odontomóvel, hoje um dos principais na área assistencial de saúde bucal, para abranger a diversas localidades do Brasil, incluindo as que são sede dos parques industriais da empresa. Com as novas unidades introduzidas em 2015, o programa agora conta com quatro ambulatórios móveis, três deles de atuação regional e um de grande porte para assistência de âmbito nacional. Gratuito, o projeto social, voltado ao atendimento odontológico de crianças, caminhoneiros e comunidades, já beneficiou mais de 100 mil pessoas.

Passeio na praia

Neste sábado, a praia de Atlântida recebe mais uma edição do Jeep LoveRS. Promovida pela Savarauto, a ação reúne os clientes da marca em trilhas que exploram a capacidade off road dos veículos. A largada será às 16h30, no Espaço Savarauto - Avenida Central, 1.800. O percurso será por estradas próximas às lagoas do Litoral Norte.

Financiamentos no RS

O Rio Grande do Sul fechou 2015 com queda de 21,1% nos números de financiamentos. De janeiro a dezembro, 325.870 veículos, entre autos leves, motos, pesados e outros, foram negociados a crédito. Os números incluem modelos novos e usados. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip.

Integração de tecnologias

A Ford pretende avançar também na comunicação dos veículos da marca com dispositivos eletrônicos de vestir, os chamados "wearables", como relógios, óculos e medidores de atividade física, que estão surgindo no mercado mundial. Em seu Centro de Inovação em Dearborn, nos Estados Unidos, a montadora criou uma área de pesquisa exclusiva para essa integração. O uso dos wearables no monitoramento de dados de saúde do motorista, como pressão arterial, nível de glicose no sangue e batimentos cardíacos, por exemplo, pode beneficiar o desenvolvimento de novos recursos para a direção semiautônoma.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Plano de eletrifica��o
A Ford anunciou investimento de US$ 4,5 bilh�es at� 2020 para o desenvolvimento de ve�culos el�tricos

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo