Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

MEMÓRIA

- Publicada em 30 de Dezembro de 2015 às 19:05

Retrospectiva 2015: o ano em Porto Alegre

Marina Bitencourt
O ano foi agitado na economia e política, tanto a nível estadual quanto a nível federal. Em Porto Alegre, diversos eventos marcaram 2015. O Jornal do Comércio destacou 11 deles para você recordar –  que ao longo dos próximo dias serão postados em nossa página no Facebook, Tributo a Porto Alegre. 
O ano foi agitado na economia e política, tanto a nível estadual quanto a nível federal. Em Porto Alegre, diversos eventos marcaram 2015. O Jornal do Comércio destacou 11 deles para você recordar –  que ao longo dos próximo dias serão postados em nossa página no Facebook, Tributo a Porto Alegre
22/01 - Foo Fighters abre turnê no Brasil por Porto Alegre
FOTO JOÃO MATTOS/JC 
A banda norte-americana Foo Fighters se apresentou em Porto Alegre, em show para mais de 30 mil pessoas no estacionamento da Fiergs. A apresentação durou cerca de três horas e reuniu hits dos 20 anos de carreira do grupo, que pela primeira vez tocou na capital. Leia mais.
1/03 - Grenal com torcida mista e caminho do Gol
FOTO MARCELO G. RIBEIRO/JC
O morno resultado de 0 a 0 do clássico Grenal 404 pouca gente lembrará. Mas o primeiro confronto de Grêmio e Inter de 2015 entrou para a história como símbolo da paz entre torcidas: inaugurando uma área mista, mil gremistas e mil colorados sentaram lado a lado para assistir a partida. O jogo marcou ainda a volta do Caminho do Gol, trajeto criado para a Copa do Mundo que permite aos torcedores chegarem a pé até o Estádio Beira-Rio, em paz e curtindo diversas atrações culturais.
15/03 – Protesto contra governo Dilma Roussef reúne 100 mil
FOTO ANTONIO PAZ/JC
Caminhada organizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) saiu do Parcão em direção a Redenção, com os manifestantes, vestidos de verde amarelo, criticando o Partido dos Trabalhadores e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nos meses seguintes ocorreram outras manifestações com o mesmo cunho em Porto Alegre e em outras Capitais, mas com menor adesão. Leia mais.
26/03 - Viaduto da Bento Gonçalves é liberado para carros
FOTO JONATHAN HECKLER/JC
Responsável por ligar o fluxo da Zona Norte à Zona Sul da cidade, a área na esquina das avenidas Bento Gonçalves e Aparício Borges ficou bloqueada por dois anos e meio para a construção do Viaduto São Jorge. No dia do aniversário de Porto Alegre, o tráfego foi liberado somente para automóveis e motos. Na segunda etapa, em junho, foram liberadas as alças laterais e a estação de ônibus. Leia mais.
3/05 - Inter é pentacampeão gaúcho
FOTO GILMAR LUÍS/JC
O Internacional foi campeão gaúcho pelo quinto ano consecutivo com uma vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio, no Grenal 406. O jogo de ida da decisão terminou empatado em 0 a 0 na Arena, uma semana antes. A última vez que um time havia sido pentacampeão gaúcho foi em 1989, quando o Grêmio levou o título. Leia mais.
31/07 - Governo anuncia parcelamento de salários dos servidores
FOTO DANIELA BARCELLOS/Palácio Piratini/DIVULGAÇÃO/JC
Giovani Feltes, secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, anunciou em coletiva de imprensa o parcelamento dos salários referentes a julho dos servidores estaduais – em ato que levou a uma paralisação de servidores na semana seguinte, no dia 3 de agosto. O governo Sartori repetiu a medida em agosto e no pagamento do 13º salário. Desde 2007, na gestão de Yeda Crusius, os salários dos servidores não eram parcelados. Leia mais.
9/08 - Grenal 407 termina com goleada histórica na Arena: Grêmio 5 x 0 Inter
FOTO JONATHAN HECKLER/JC
O Grenal 407, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com um placar dilatado: 5 a 0 para o Grêmio. Diego Aguirre, técnico do Internacional, havia sido demitido três dias antes e coube ao interino Odair Hellmann comandar o colorado em uma das maiores derrotas de sua história. O time tricolor, treinado por Roger Machado, ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo. Leia mais.
14/10 - Temporal provoca estragos na Capital
FOTO MARCELO G. RIBEIRO/JC
O mês de outubro foi marcado por fortes chuvas em todo o Rio Grande do Sul. Mas um temporal em especial ficará na memória dos porto-alegrenses: o que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (14) e na madrugada de quinta. A chuva atingiu de forma intensa todos os bairros da Capital. Alagamentos fecharam estações do Trensurb e 152 mil pessoas ficaram sem luz. De acordo com a Defesa Civil do Estado, em alguns lugares do Rio Grande do Sul os ventos chegaram a 130 km/h. Leia mais.
17/10 - Chuvas provocam segunda maior cheia do Guaíba
FOTO JOÃO MATTOS/JC
As fortes chuvas que caíram no Estado em outubro provocaram a segunda maior cheia da história do Guaíba. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 2,94 metros. A maior cheia ocorreu em 1941, quando o Guaíba subiu 4,76 metros. Devido a alta, foram fechadas todas as comportas construídas para tentar evitar a inundação da Capital dos gaúchos. Leia mais.
20/11 - Deputado Diógenes Basegio renuncia ao mandato 
FOTO REPRODUÇÃO TV RECORD/JC
Acusado de comandar um esquema de extorsão de funcionários com cargos em comissão (CCs), contratação de servidores-fantasma e desvio de recursos da verba indenizatória por uso veicular, o deputado estadual Diógenes Basegio leu sua carta de renuncia em uma entrevista ao vivo para a Rádio Guaíba. Basegio foi o primeiro deputado estadual da história do Rio Grande do Sul a renunciar o mandato parlamentar. Leia mais.
17/12 - David Gilmour emociona fãs em show com clássicos do Pink Floyd na Arena
FOTO JOÃO MATTOS/JC
David Gilmour, guitarrista e ex-integrante do Pink Floyd, emocionou uma legião de fãs na Arena Grêmio com clássicos da banda britânica e hits do seu mais recente álbum, Rattle That Rock. Pela primeira vez em turnê no Brasil e na América Latina, Porto Alegre foi a última da sequência de shows no País, que teve apresentações em São Paulo e Curitiba. Leia mais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO