Porto Alegre, segunda-feira, 04 de janeiro de 2016. Atualizado às 11h23.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
30°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0430 4,0450 2,40%
Turismo/SP 3,7200 4,1600 0%
Paralelo/SP 3,7200 4,2400 1,92%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

MEMÓRIA 29/12/2015 - 16h42min. Alterada em 04/01 às 12h23min

Retrospectiva 2015: o ano em Porto Alegre

Marina Bitencourt

O ano foi agitado na economia e política, tanto a nível estadual quanto a nível federal. Em Porto Alegre, diversos eventos marcaram 2015. O Jornal do Comércio destacou 11 deles para você recordar –  que ao longo dos próximo dias serão postados em nossa página no Facebook, Tributo a Porto Alegre
22/01 - Foo Fighters abre turnê no Brasil por Porto Alegre
FOTO JOÃO MATTOS/JC 
A banda norte-americana Foo Fighters se apresentou em Porto Alegre, em show para mais de 30 mil pessoas no estacionamento da Fiergs. A apresentação durou cerca de três horas e reuniu hits dos 20 anos de carreira do grupo, que pela primeira vez tocou na capital. Leia mais.
1/03 - Grenal com torcida mista e caminho do Gol
FOTO MARCELO G. RIBEIRO/JC
O morno resultado de 0 a 0 do clássico Grenal 404 pouca gente lembrará. Mas o primeiro confronto de Grêmio e Inter de 2015 entrou para a história como símbolo da paz entre torcidas: inaugurando uma área mista, mil gremistas e mil colorados sentaram lado a lado para assistir a partida. O jogo marcou ainda a volta do Caminho do Gol, trajeto criado para a Copa do Mundo que permite aos torcedores chegarem a pé até o Estádio Beira-Rio, em paz e curtindo diversas atrações culturais.
15/03 – Protesto contra governo Dilma Roussef reúne 100 mil
FOTO ANTONIO PAZ/JC
Caminhada organizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) saiu do Parcão em direção a Redenção, com os manifestantes, vestidos de verde amarelo, criticando o Partido dos Trabalhadores e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nos meses seguintes ocorreram outras manifestações com o mesmo cunho em Porto Alegre e em outras Capitais, mas com menor adesão. Leia mais.
26/03 - Viaduto da Bento Gonçalves é liberado para carros
FOTO JONATHAN HECKLER/JC
Responsável por ligar o fluxo da Zona Norte à Zona Sul da cidade, a área na esquina das avenidas Bento Gonçalves e Aparício Borges ficou bloqueada por dois anos e meio para a construção do Viaduto São Jorge. No dia do aniversário de Porto Alegre, o tráfego foi liberado somente para automóveis e motos. Na segunda etapa, em junho, foram liberadas as alças laterais e a estação de ônibus. Leia mais.
3/05 - Inter é pentacampeão gaúcho
FOTO GILMAR LUÍS/JC
O Internacional foi campeão gaúcho pelo quinto ano consecutivo com uma vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio, no Grenal 406. O jogo de ida da decisão terminou empatado em 0 a 0 na Arena, uma semana antes. A última vez que um time havia sido pentacampeão gaúcho foi em 1989, quando o Grêmio levou o título. Leia mais.
31/07 - Governo anuncia parcelamento de salários dos servidores
FOTO DANIELA BARCELLOS/Palácio Piratini/DIVULGAÇÃO/JC
Giovani Feltes, secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, anunciou em coletiva de imprensa o parcelamento dos salários referentes a julho dos servidores estaduais – em ato que levou a uma paralisação de servidores na semana seguinte, no dia 3 de agosto. O governo Sartori repetiu a medida em agosto e no pagamento do 13º salário. Desde 2007, na gestão de Yeda Crusius, os salários dos servidores não eram parcelados. Leia mais.
9/08 - Grenal 407 termina com goleada histórica na Arena: Grêmio 5 x 0 Inter
FOTO JONATHAN HECKLER/JC
O Grenal 407, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com um placar dilatado: 5 a 0 para o Grêmio. Diego Aguirre, técnico do Internacional, havia sido demitido três dias antes e coube ao interino Odair Hellmann comandar o colorado em uma das maiores derrotas de sua história. O time tricolor, treinado por Roger Machado, ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo. Leia mais.
14/10 - Temporal provoca estragos na Capital
FOTO MARCELO G. RIBEIRO/JC
O mês de outubro foi marcado por fortes chuvas em todo o Rio Grande do Sul. Mas um temporal em especial ficará na memória dos porto-alegrenses: o que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (14) e na madrugada de quinta. A chuva atingiu de forma intensa todos os bairros da Capital. Alagamentos fecharam estações do Trensurb e 152 mil pessoas ficaram sem luz. De acordo com a Defesa Civil do Estado, em alguns lugares do Rio Grande do Sul os ventos chegaram a 130 km/h. Leia mais.
17/10 - Chuvas provocam segunda maior cheia do Guaíba
FOTO JOÃO MATTOS/JC
As fortes chuvas que caíram no Estado em outubro provocaram a segunda maior cheia da história do Guaíba. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 2,94 metros. A maior cheia ocorreu em 1941, quando o Guaíba subiu 4,76 metros. Devido a alta, foram fechadas todas as comportas construídas para tentar evitar a inundação da Capital dos gaúchos. Leia mais.
20/11 - Deputado Diógenes Basegio renuncia ao mandato 
FOTO REPRODUÇÃO TV RECORD/JC
Acusado de comandar um esquema de extorsão de funcionários com cargos em comissão (CCs), contratação de servidores-fantasma e desvio de recursos da verba indenizatória por uso veicular, o deputado estadual Diógenes Basegio leu sua carta de renuncia em uma entrevista ao vivo para a Rádio Guaíba. Basegio foi o primeiro deputado estadual da história do Rio Grande do Sul a renunciar o mandato parlamentar. Leia mais.
17/12 - David Gilmour emociona fãs em show com clássicos do Pink Floyd na Arena
FOTO JOÃO MATTOS/JC
David Gilmour, guitarrista e ex-integrante do Pink Floyd, emocionou uma legião de fãs na Arena Grêmio com clássicos da banda britânica e hits do seu mais recente álbum, Rattle That Rock. Pela primeira vez em turnê no Brasil e na América Latina, Porto Alegre foi a última da sequência de shows no País, que teve apresentações em São Paulo e Curitiba. Leia mais.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
João Verle, ex-prefeito da Capital, morre aos 75 anos Prédio da Fase foi usado como prisão na ditadura Coronel Brilhante Ustra morre aos 83 anos Morte de Vladimir Herzog completou 40 anos ontem

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo