Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 21 de Dezembro de 2015 às 22:22

Influenciado pelo El Niño, verão terá fortes temporais

Primavera se despediu nublada e com máxima de 27,7 graus na Capital

Primavera se despediu nublada e com máxima de 27,7 graus na Capital


ANTONIO PAZ/JC
O verão, que se iniciou às 2h48min de hoje, começa tímido, com instabilidade e temperaturas agradáveis. Ao longo das semanas, entretanto, o calor deve se intensificar.
O verão, que se iniciou às 2h48min de hoje, começa tímido, com instabilidade e temperaturas agradáveis. Ao longo das semanas, entretanto, o calor deve se intensificar.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a perspectiva é de que as temperaturas fiquem acima da média neste ano, especialmente na Metade Norte e no Leste do Estado. Ondas de calor, com marcas próximas ou acima de 40 graus, devem ser esperadas. O período mais quente deve ser registrado na segunda metade da estação, com maior número de dias escaldantes em fevereiro e março. Apesar dessa ser a estação mais quente do ano, podem ser registrados alguns dias amenos, já que massas de ar frio de trajetória oceânica passarão ao longo da costa, resultando no conhecido vento Nordestão.
A estação tem início no período de maior intensidade do El Niño, que deve continuar interferindo no clima por mais dois meses. Assim, a tendência é de chuva acima da média em várias regiões do Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste e no Sul. No Norte e no Nordeste, a chuva ficará mais irregular, e podem ocorrer alguns períodos mais secos no decorrer do verão.
Por conta também do El Niño, é muito alto o risco de episódios de chuva muito volumosa e até extrema, ocasionando inundações e cheias de rios, o que não costuma ser comum durante o verão. No Oeste, o rio Uruguai seguirá com risco muito acima do normal de cheia, quando normalmente não se registram enchentes na região nesta época. Rios que cortam a Metade Sul também têm risco de cheias muito maior que o normal.
Além dos episódios extremos, o verão é a época em que tradicionalmente ocorrem pancadas localizadas e passageiras de chuva, normalmente da tarde para a noite em dias de calor e umidade alta. Não raro são acompanhadas de temporais, vento e granizo, e podem despejar volumes altos de chuva em curto período de tempo, ocasionando alagamentos.
Neste primeiro dia da nova estação, o tempo segue instável em todo o Estado. Na região da Campanha e no Sul, podem ser registrados fortes temporais acompanhados de queda de granizo. A temperatura oscila entre 13 e 32 graus. Na Capital, o céu ficará parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva durante o dia. A mínima será de 22 graus, e a máxima, de 30.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO