Mauro Belo Schneider

Na cartilha, há dicas sobre como lidar com custos, equipe, fornecedores e crédito

Sebrae prevê ano diferente e lança cartilha para encarar 2016

Mauro Belo Schneider

Na cartilha, há dicas sobre como lidar com custos, equipe, fornecedores e crédito

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou, nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, a cartilha Crise, como passar por ela - disponível em www.sebrae-rs.com.br. O presidente da entidade, Carlos Sperotto, afirmou que “é preciso ter consciência das dificuldades, mas que o trabalho do Sebrae pode auxiliar o Rio Grande do Sul”.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou, nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, a cartilha Crise, como passar por ela - disponível em www.sebrae-rs.com.br. O presidente da entidade, Carlos Sperotto, afirmou que “é preciso ter consciência das dificuldades, mas que o trabalho do Sebrae pode auxiliar o Rio Grande do Sul”.
Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico, reforçou que “a crise vem e passa”. “O Sebrae está se posicionando para que as pequenas empresas tenham um olhar diferente para 2016”, disse. As micro e pequenas representam 99% do total de empresas no Brasil.
Derly Fialho, diretor-superintendente, informou que de janeiro a outubro deste ano, 74% das demissões se deram nas grandes companhias, enquanto as pequenas demitiram 26%. Os dados serviram para mostrar que essas últimas são menos afetadas por dados negativos da economia.
Na cartilha, há dicas sobre como lidar com custos, equipe, fornecedores e crédito. No encontro, foi anunciado, ainda, que na primeira quinzena de janeiro ocorrerá uma reunião com a prefeitura para tratar sobre a diminuição do número de dias necessários para abrir uma empresa em Porto Alegre (onde, atualmente, são 245).
A pesquisa Perspectivas dos Pequenos Negócios Gaúchos para 2016, realizada de 12 a 24 de novembro e detalhada na entrevista, apontou que 56% dos entrevistados citaram a falta de clientes como um dos fatores que impedirão o crescimento das empresas. Outros 23% indicaram os recursos financeiros e 15% os custos de manutenção.
O Sebrae anunciou também que passará a oferecer, no próximo ano, palestras e atendimentos on-line.
Mauro Belo Schneider

Mauro Belo Schneider - editor do GeraçãoE

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Mauro Belo Schneider - editor do GeraçãoE

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