Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Perspectivas 2016

- Publicada em 17 de Dezembro de 2015 às 19:03

Os destaques dos palcos e da rua em Porto Alegre

Palco Giratório Sesc homenageia a atriz Maria Alice Vergueiro

Palco Giratório Sesc homenageia a atriz Maria Alice Vergueiro


ANDRÉ STEFANO/DIVULGAÇÃO/JC
Michele Rolim
Ainda há espaço nas agendas dos principais eventos de artes cênicas, mas algumas atrações estão confirmadas. Um exemplo é o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, com direção e curadoria de Alexandre Vargas.
Ainda há espaço nas agendas dos principais eventos de artes cênicas, mas algumas atrações estão confirmadas. Um exemplo é o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, com direção e curadoria de Alexandre Vargas.
Entre os espetáculos estão Kassandra, da Cia La Vaca, do dramaturgo franco-uruguaio Sergio, encenado em um local, digamos, impróprio para menores - o palco será uma casa de diversão adulta.
Também estão na programação Odiseo.com, uma parceria do Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea (SC) com o Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, da Argentina, com texto de Marco Antonio de La Parra. Encenado em um camarim, dramatiza a história de uma cantora e seu amante.
Da Argentina chega a peça Skakespeare Inédito, que será apresentada num cemitério, com direção de Ricardo Behrens. O caráter mais vanguardista dos espetáculos aparece na instalação-performance teatral de rua DNA de DAN, do artista Maikon K, pupilo de Marina Abramovic. A oitava edição do festival acontece em abril.
O Porto Alegre em Cena, que tradicionalmente ocorre em setembro, já definiu a próxima madrinha do evento: é a diretora e professora do Instituto de Artes da Ufrgs Inês Marocco. A série de livros Gaúchos em cena, em 2016, dedicará suas páginas ao ator e diretor Luiz Paulo Vasconcellos - a publicação ficará a cargo de Zeca Kiechaloski.
Entre as atrações confirmadas para o evento comandado por Luciano Alabarse estão Agora eu vou ficar bonita, com direção de Isabel Teixeira e dramaturgia de Regina Braga e Drauzio Varella; e Reunificação, com direção de João Fonseca e texto de Joël Pommerat. Da música, devem vir Zélia Duncan, Elza Soares e um novo show, Os irmãos, com Ná e Dante Ozzetti, Tulipa e Gustavo Ruiz.
O tradicional Palco Giratório Sesc, com curadoria de Jane Schoninger em Porto Alegre, promete intensificar a apresentação de repertórios e o intercâmbio entre grupos locais e de outros estados.
Pela primeira vez, o lançamento nacional do Circuito Palco Giratório ocorrerá no Rio Grande do Sul: dia 16 de março de 2016, em Porto Alegre, serão apresentadas as atrações. Em 2016, a homenageada será Maria Alice Vergueiro, que estará em algumas capitais, inclusive Porto Alegre, com o espetáculo Why the horse?
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO