Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 06 de Dezembro de 2015 às 22:39

Nova Petrópolis quer atrair turistas no verão

Parque Aldeia do Imigrante faz um resgate da história da colonização alemã no município e na região

Parque Aldeia do Imigrante faz um resgate da história da colonização alemã no município e na região


SABRINA SCHUSTER/DIVULGAÇÃO/JC
Adriana Lampert
Conhecida por ser a capital das malhas na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis tem bem mais a oferecer a seus visitantes, garante um grupo de empresários do comércio e do turismo local que, desde 2014, vem trabalhando em parceria com o Sebrae/RS para ampliar a divulgação do destino. A ação inclui a diversificação dos atrativos turísticos e a capacitação do trade, que escolheu a oferta de turismo de compras como mote para o verão, uma vez que o segmento vem crescendo em âmbito mundial. "O município tem se especializado em trabalhar a hospitalidade e o atendimento, se destacando como alternativa aos turistas em um período como dezembro, quando outras cidades da Serra estão superlotadas", explica a turismóloga e consultora do Sebrae/RS, Rita Michelon.
Conhecida por ser a capital das malhas na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis tem bem mais a oferecer a seus visitantes, garante um grupo de empresários do comércio e do turismo local que, desde 2014, vem trabalhando em parceria com o Sebrae/RS para ampliar a divulgação do destino. A ação inclui a diversificação dos atrativos turísticos e a capacitação do trade, que escolheu a oferta de turismo de compras como mote para o verão, uma vez que o segmento vem crescendo em âmbito mundial. "O município tem se especializado em trabalhar a hospitalidade e o atendimento, se destacando como alternativa aos turistas em um período como dezembro, quando outras cidades da Serra estão superlotadas", explica a turismóloga e consultora do Sebrae/RS, Rita Michelon.
Considerando o espaço que ainda existe para receber com qualidade aqueles viajantes que procuram por um local mais tranquilo para comprar - além de descansar -, o projeto Venha Viver Nova Petrópolis reúne, além de empresas do comércio e de serviços, como hotéis, também as agências de viagens da cidade. Na rota de compras oferecida pelos roteiros, diversos estabelecimentos viram atrativos: cervejarias, bazares e lojas de malhas dividem o foco com as flores da região, bem como os parques históricos, como o Aldeia do Imigrante, e estabelecimentos culturais.
Na entrada da cidade, o Gartencenter Ursula pode ser a escolha de primeira parada de quem chega. Conhecida por ser a maior do Estado, a floricultura abriga uma série de plantas e flores, muitas delas exóticas. O local é tão visitado a título de curiosidade que a proprietária, Christine Hesse Gross, implementou, em junho deste ano, mais um atrativo: os minicursos para turistas, com duração de 20 minutos. Entre as alternativas é possível aprender em pouco tempo as técnicas para plantar e colher hortas orgânicas em sacadas.
Já no caminho para Gramado pela Rota Romântica, os viajantes podem optar por conhecer o Parque Pedras do Silêncio, onde é contada a história e a cultura da imigração germânica da cidade, através de 80 obras feitas em arenito por escultores gaúchos. "As esculturas ficam em meio à vegetação nativa, representando profissões, costumes e tradições, além de faces de vários imigrantes", explica Rita. Ainda na área cultural, o Kerbfest realizado pelo Restaurante Lindenhof apresenta aos turistas a oportunidade de vivenciar uma "autêntica festa alemã". "Os visitantes gostam muito", garante a consultora do Sebrae/RS. "Além da música típica, a festa inclui um cardápio que vai desde comida alemã até culinária internacional, para quem preferir."
"Temos realizado várias ações, muito focadas na divulgação do potencial da região, que agrega não só lazer, mas a compra de produtos locais", explica o sócio-proprietário da Malharia Imperial, Leonardo Neumann. O empresário afirma que em breve o grupo irá disseminar informação via guia digital. "É uma forma que amplia a comunicação, principalmente para quem quer aproveitar as promoções e descontos que algumas lojas oferecem, como no nosso caso, que aplicamos este recurso para impulsionar as vendas." Na mira dos lojistas estão também os turistas que chegam à Serra para assistir aos espetáculos do Natal Luz, admite Neumann. "É comum as pessoas que visitam Gramado nesta época anteciparem as compras de inverno", garante.
Neumann destaca que o fluxo de visitantes do município nos meses de novembro e dezembro tem aumentado anualmente. "Este ano, deve ocorrer um crescimento de 10%, considerando que, com o preço do dólar alto, as pessoas estão optando em viajar para a Serra ao invés de ir para o exterior", considera Neumann, que aposta em um impacto positivo na economia local. "A expectativa é manter o mesmo volume de vendas do ano passado, graças ao aumento do fluxo, uma vez que - por outro lado - o cenário de crise tem intimidado os consumidores."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO