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Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 10 de Dezembro de 2015 às 16:42

O cenário que nos anima

 Lucianne Canto e Jéssica Ungaretti Credito Felipe Paiz - coluna coletiva

Lucianne Canto e Jéssica Ungaretti Credito Felipe Paiz - coluna coletiva


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O cenário atual, de retração econômica e de transformações provocadas pelas tecnologias digitais, levou as agências de propaganda a ampliar e dinamizar seu modelo de negócio, com novos serviços, reposicionamento de estratégia e flexibilização no formato de remuneração. Esta é a síntese de pesquisa realizada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) junto a 747 agências de todo o País.
O cenário atual, de retração econômica e de transformações provocadas pelas tecnologias digitais, levou as agências de propaganda a ampliar e dinamizar seu modelo de negócio, com novos serviços, reposicionamento de estratégia e flexibilização no formato de remuneração. Esta é a síntese de pesquisa realizada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) junto a 747 agências de todo o País.
Ao mesmo tempo, a entidade promoveu eventos de Design Thinking Propaganda em cinco regiões. O resultado mostra que as agências poderão perder o protagonismo no campo estratégico dos clientes se forem vistas mais como produtoras de peças de comunicação ou intermediárias de veiculação do que "empresas capazes de prover soluções completas de comunicação". Outras conclusões importantes do estudo da Fenapro são:
  • 1 - O cenário: Apenas 31% das agências preveem ampliar sua receita em 2015, 34% estimam manter e 36%, reduzir.
  • 2 - Remuneração: Está se consolidando o formato de contratação por fee regular (estabelecimento de valor mensal, baseado no volume de serviços a ser entregue ao cliente) e o sistema de "success fee" (bônus repassado pelo cliente à agência, condicionado à superação de metas).
  • 3 - Outras cobranças: Atualmente, a receita obtida com taxa de veiculação representa 33% do total, enquanto serviços internos já são 20% da receita. Contratos por fee e success fee representam 17%, e honorários sobre produção externa, 14%. Em São Paulo, os contratos por fee e success fee já são a principal fonte de receita.
  • 4 - Mais atividades: também são importantes as atividades de marketing promocional e eventos, que representam, respectivamente, 33% e 27% dos serviços oferecidos. Em contrapartida, a área de consultoria estratégica, na qual as agências querem crescer, responde por apenas 1% dos serviços.

Gente

Lucianne Canto e Jessica Ungaretti

Lucianne Canto e Jessica Ungaretti


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
4CINCO é a empresa fundada recentemente pelas administradoras Jéssica Ungaretti e Lucianne Canto, que agora lança oficialmente sua marca e identidade visual. Empresa trabalha com consultoria, incluindo as etapas de planejamento e execução. Jéssica é administradora, com parte da formação na França, pela Universitè Cergy Pontoise. Lucianne também é administradora, com parte da formação na Espanha, na Universidad de Nebrija.

Agências

 Motivos para mudar - divulgação coletiva

Motivos para mudar - divulgação coletiva


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
  • 3yz criou campanha para a Unimed Porto Alegre cujo objetivo é provocar uma mudança de atitude em relação a fatores que valorizem a vida e incentivem comportamentos saudáveis.
  • Dez Comunicação venceu a concorrência pela conta dos refrigerantes Fruki. Mauro Dorfman e seus companheiros entram 2016 sorrindo mais.
  • Ação criada pela Competence para o Natal da Panvel aposta na renovação do comercial e jingle "Quero Panvel, Papai Noel". Roteiro traz tom emotivo e uma animação inspirada nas grandes produções cinematográficas norte-americanas..
  • Paim emplacou a polênica campanha "Seu filho é o que você come", criada para a Sociedade de Pediatria Infantil do Rio Grande do Sul, na edição de novembro/dezembro da revista alemã Archive.

Na crise, cria-se

Em uma reflexão sobre o Dia da Propaganda, 4 de dezembro, o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Zeca Honorato, disse que, como consequência do momento da economia, 2015 foi complicado para as agências e agentes de Comunicação de maneira geral, principalmente no segundo semestre. Segundo Zeca, o recuo de vendas em todas as áreas afeta diretamente o setor e faz com que as empresas de propaganda busquem alternativas para o cliente. "Temos que ver o lado positivo da crise. Com essa recessão, nós nos obrigamos a procurar novas formas de fazer publicidade", disse ele.

... e busca-se superação

As dificuldades de 2015, acredita Zeca Honorato, ajudarão as empresas a enfrentar os desafios dos próximos 12 meses. Seu conselho: revejam planejamentos, estrutura e outros formatos de comunicação. "A crise gera oportunidades e nos obriga a ficarmos mais atentos e mobilizados", disse, acrescentando o alerta: essas atitudes devem ser tomadas para não penalizar os clientes.

Parceiros

DR. SMITH! produziu parte do espetáculo Natal Luz de Gramado de 2015. Idem para o show "Natal pelo mundo", que está entre os destaques da edição de 30 anos do tradicional evento da Serra gaúcha e que deverá ser visto por um público estimado em mais de 2 milhões de pessoas.

Dia de homenagens

O Dia Mundial da Propaganda, 4 de dezembro, teve uma bela homenagem liderada pela Alap, isto é, por João Firme. Além da festa dos cozinheiros, teve antes uma missa especial, em memória e ação de graças aos publicitários e jornalistas falecidos. Com direito a uma homilia voltada para a importância da publicidade no mundo democrático, que permite a liberdade de escolha e de expressão.